CBF decide AFASTAR árbitro por erro em Corinthians e Grêmio

CBF decide afastar a arbitragem responsável pela não marcação do pênalti na partida da última segunda-feira, (18). 

CBF decide afastar árbitro e reconhece ERRO na não marcação do pênalti

CBF decide afastar arbitragem e reconhece erro em pênalti não marcado para a equipe gremista na partida de segunda-feira. 

O responsável pelo VAR não sugere ao árbitro Wilton Pereira Sampaio a checagem do lance. Enfim, o vídeo foi publicado na manhã desta terça-feira, (19), onde Péricles Bassols analisou antes de comunicar aos árbitros de vídeos. 

Segundo o gerente técnico do VAR: “Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9, está com o braço antinatural e aumenta o espaço corporal. O bloqueio da bola nesta posição caracteriza o penâlti”. 

CBF decide AFASTAR árbitro Wilton Pereira Sampaio por erro em Corinthians e Grêmio
CBF decide AFASTAR árbitro Wilton Pereira Sampaio por erro em Corinthians e Grêmio – Imagem: Premiere – Reprodução.

Yuri Alberto intercepta a bola com o braço

Após as diversas análises do VAR, é possível notar que Yuri Alberto (Corinthians), intercepta a bola com o braço na grande área adversária. Entretanto, nos áudios divulgados, o árbitro de vídeo sugeriu que o jogador estava “recolhendo o braço”. 

Segundo Emerson: “Para mim, ele tem a intenção de disputar a bola, não de bloquear. Ele está recolhendo o braço”. 

Enfim, durante a análise do lance, o assistente do VAR Michel Patrick Costa Guimarães questiona a decisão do colega: “Você não acha que está muito aberto, não?, mas Emerson mantém a sua posição. 

Assim que a partida chegou ao fim, os dirigentes da equipe gaúcha protestaram contra a decisão da arbitragem. Inclusive, o técnico Renato Gaúcho deixou claro que Luan bateria o pênalti. 

Arbitragem fora das próximas rodadas do Brasileirão

Após admitir o erro, a CBF decidiu afastar a arbitragem responsável pela partida. O jogo terminou em um empate de 4 x 4, mas poderia ter sido diferente caso a marcação acontecesse. 

O árbitro de campo, Wilton Pereira Sampaio, será submetido por um tempo no Pada, um programa de assistência à arbitragem. A princípio, os treinamentos serão práticos e teóricos para que os erros não voltem a acontecer. 

Enquanto passam pelo programa, a dupla deve ficar de fora das escalas das próximas rodadas do Brasileirão Série A. 

Veja também: Corinthians e Grêmio; Duelo ELETRIZANTE termina em empate de 4 x 4

Como aconteceu o lance

Enfim, nos acréscimos da partida, o atacante Ferrinha buscou um cruzamento na área, mas a bola foi interceptada pelo braço de Yuri Alberto. O jogo foi paralisado por dois minutos, aproximadamente, para que o VAR analisasse o lance. 

Entretanto, mesmo revendo o lance por alguns minutos, o juiz Wilton Pereira mandou a partida seguir. Porém, na manhã desta terça-feira, 19 de setembro, a CBF admitiu o erro da arbitragem e deve afastá-los para treinamentos. 

VAR que não marcou pênalti já cometeu outros erros

Emerson de Almeida Ferreira, deu a entender que o toque na bola de Yuri Alberto não foi com intenção. Entretanto, essa não é a primeira vez que ele comete um erro usando a tecnologia.

Em 2022, foi responsável pelo VAR no jogo entre Palmeiras e São Paulo na Copa do Brasil. Na ocasião, o árbitro não checou um possível impedimento no lance que resultou no gol do Tricolor Paulista. 

Veja também: Palmeiras e Goiás: Verdão vence no apagar das luzes por 1 x 0; Torcida seca Botafogo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.