Essa foi 1ª derrota do Flamengo na final da Copa do Brasil; Veja retrospecto
Flamengo x São Paulo fizeram o jogo de ida da decisão da Copa do Brasil, neste domingo (18). O Time Paulista levou a vantagem de 1 a 0 para o jogo de volta, no Morumbi, no próximo domingo (24). Do lado do Rubro-Negro Carioca houve muito protesto por parte da torcida e uma importante marca foi derrubada.
Muito protesto e confusão dentro de campo
A partida entre Flamengo e São Paulo foi marcada pela nítida distância do técnico Jorge Sampaoli da sua equipe. O treinador sequer passava instruções a equipe durante o tempo técnico e foi para o vestiário antes mesmo do final do primeiro tempo.
Do lado de fora mais confusão, torcedores próximos aos dirigentes do Flamengo, protestaram contra Marcos Braz. No entanto, uma risada do dirigente exaltou ainda mais os ânimos dos torcedores que já estavam em fúria.
No entanto, com a derrota por 1 a 0 para o São Paulo, se quebrou uma invencibilidade do Flamengo na Copa do Brasil. O Rubro Negro Carioca que já esteve presente em oito decisões nunca foi derrotado no jogo de ida. Veja o retrospecto do Time da Gávea nas decisões em que disputou.
O Flamengo na final da Copa do Brasil
O Rubro Negro Carioca esteve presente em oito decisões da segunda competição mais importante do Brasil, levantando a taça em quatro oportunidades. Apesar de ter perdido metade das finais que disputou, o Flamengo só havia sido derrotado duas vezes. Vamos ver como foram as finais disputadas pelo Flamengo.
- Goiás 1990: O Flamengo conquistou a Copa do Brasil logo no segundo ano de sua criação. Vencendo o jogo de ida por 1 a 0, e empatando o jogo de volta por 1 a 1.
- Grêmio 1997: Nesta ocasião, o gol fora de casa ainda valia como critério de desempate, e após ficar no 0 a 0 no primeiro jogo Rio Grande do Sul, o Flamengo perdeu o título após o empate por 2 a 2.
- Cruzeiro 2003: Em 2003, diante do Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo sofreu sua primeira derrota na decisão. Após empatar o jogo de ida por 1 a 1, o Rubro-Negro foi superado por 3 a 1 no jogo de volta.
- Santo André 2004: No que para muitos é a maior zebra do futebol brasileiro, o Flamengo perdeu para o Santo André na final da Copa do Brasil. Após empatar por 2 a 2 fora de casa, o Fla perdeu por 2 a 0 em pleno Maracanã.
- Vasco 2006: Diante de seu maior rival, finalmente o Rubro-Negro voltaria a conquistar a Copa do Brasil. Vencendo por 2 a 0, no jogo de ida e 1 a 0, no jogo de volta, o Fla voltaria a conquistar o caneco.
- Athletico-PR 2013: Em dois jogos bem equilibrados, o Flamengo conquistou seu tricampeonato. No primeiro jogo no Paraná, tudo igual em 1 a 1, na volta do Rio de Janeiro, o Fla superou o Furacão por 2 a 0.
- Cruzeiro 2017: Novamente a Raposa levou o título do Flamengo. Desta vez sem saldo de gols como critério, as equipes empataram em 1 a 1 no jogo de ida, e 0 a 0 na volta, nos pênaltis o time mineiro venceu por 5 a 3.
- Corinthians 2022: A primeira decisão entre as duas maiores torcidas do Brasil terminou com vitória a favor do Flamengo. Após empates por 0 a 0 e 1 a 1, o time carioca venceu nos pênaltis por 6 a 5.