Vasco estreia com vitória em cima do Grêmio no Brasileirão
O Vasco teve uma estreia de gala no Brasileirão, vencendo o Grêmio por 2 a 1 em casa, neste domingo (14), em São Januário. O jogo foi marcado por uma série de homenagens ao lendário Roberto Dinamite e trouxe algumas novidades no regulamento do campeonato.
Os gols vascaínos saíram no primeiro tempo, com dois belíssimos chutes de David e Matheus Carvalho. No segundo tempo, Gustavo Martins descontou para o Grêmio.
Um Momento Histórico
O jogo testemunhou a primeira substituição dentro do novo protocolo de concussão do Brasileirão: o zagueiro Kanneman sofreu um choque na cabeça, não pôde continuar e o Grêmio teve o direito de fazer seis alterações.
Controvérsia na Área
O Grêmio ficou furioso com um pênalti não marcado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que considerou a mão de Lucas Piton como “não intencional” em uma jogada na área. A decisão provocou indignação em todo o estádio.
Homenagens a Roberto Dinamite
Em meio às homenagens a Roberto Dinamite, o Vasco estreou seu novo uniforme, com a frase “Valeu, Roberto”. A torcida também desfraldou dois gigantescos bandeirões em homenagem ao ídolo, que nos deixou no ano passado e completaria 70 anos no sábado (13).
Próximos Desafios
Na próxima rodada do Brasileirão, o Vasco enfrenta o Red Bull Bragantino fora de casa, enquanto o Grêmio recebe o Athletico-PR. Ambos os jogos estão marcados para quarta-feira (17), às 19h.
Kannemann Atordoado
A equipe de Renato Gaúcho viu seu capitão, Kannemann, deixar o campo depois de uma forte colisão de cabeça com o ombro de Matheus Carvalho, aos nove minutos do primeiro tempo.
O argentino ficou grogue, quase desacordado, e precisou de assistência médica imediata. Ele tentou retornar ao jogo, mas estava claramente atordoado.
O médico do Grêmio seguiu o protocolo, solicitando à arbitragem um cartão vermelho para permitir a substituição e informando que o protocolo de concussão estava em vigor.
Gustavo Martins, de 21 anos, que iniciou sua carreira na base do próprio Vasco, foi o substituto.
Eficiência do Vasco
O Vasco aproveitou suas poucas oportunidades no primeiro tempo para garantir a vantagem.
Apesar dos esforços do Grêmio em dominar a posse de bola e pressionar no ataque, não conseguiu criar chances claras de gol.
O primeiro gol do Vasco, marcado por David, ex-jogador do Internacional, veio após uma defesa parcial do goleiro Marchesín, que deixou a bola na área. O atacante aproveitou o rebote e chutou direto para o canto esquerdo, desviando no caminho.
O segundo gol veio de outra falha defensiva do Grêmio, com Matheus Carvalho batendo firme após uma cochilada da zaga durante um escanteio.
A Intervenção do VAR
O VAR entrou em cena em duas ocasiões durante o primeiro tempo da partida.
Primeiro, para cancelar um pênalti a favor do Vasco. Rossi acabou levando um cartão amarelo por simulação.
Depois, para analisar um possível pênalti para o Grêmio, quando o placar já estava 2 a 0.
Diego Costa tentou driblar na área, mas Lucas Piton acabou tocando na bola com o braço estendido e desarmou o atacante do Grêmio. No entanto, o árbitro considerou que o contato não foi intencional.
Ambas as decisões foram comunicadas pelo árbitro através do sistema de som do estádio, seguindo as novas regras.
Substituições e Reação
O Grêmio melhorou no segundo tempo, especialmente após a saída de Diego Costa, que teve que ser substituído devido a uma lesão.
Com Nathan no lugar de Pavón, o time cresceu no setor ofensivo.
Apesar de perderem chances claras com João Pedro e Nathan, o Grêmio conseguiu diminuir o placar com Gustavo Martins.
A defesa do Vasco falhou após um cruzamento da direita, permitindo que o zagueiro gremista cabeceasse livre na área e marcasse.
Enquanto o Grêmio buscava o empate, o Vasco teve algumas oportunidades perigosas de contra-ataque. No entanto, a finalização não foi eficaz, aumentando a tensão do jogo — especialmente diante da pressão adversária.
No final, o placar de 2 a 1 para o Vasco foi considerado satisfatório, proporcionando uma vitória logo na primeira rodada e criando um cenário mais tranquilo para o Brasileirão 2024 em comparação com o ano anterior.
Vasco 2 x 1 Grêmio
Primeira Rodada do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 14/4/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Luís Marques (SP)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Sforza, Rossi, João Victor (VAS)
Gols: David, aos 24’/1ºT (1-0), Matheus Carvalho, 36’/1ºT (2-0); Gustavo Martins, aos 22’/2ºT (2-1)
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique (Robert Rojas), Medel (João Victor), Léo e Lucas Piton; Matheus Carvalho, Galdames (JP) e Szforza; Rossi (Rayan), David (Adson) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Grêmio: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann (Gustavo Martins) e Cuiabano (Zé Guilherme); Villasanti, Du Queiroz e Cristaldo; Pavón (Nathan Fernandes), Soteldo (Gustavo Nunes) e Diego Costa (JP Galvão). Técnico: Renato Gaúcho
Leia mais: Vasco e Crefisa discutem parceria para naming rights de São Januário