Copa do Brasil: quem avançará para a final?

A Copa do Brasil está perto do fim, já que chegamos as semifinais da competição. No começo, haviam 92 clubes em busca da taça.

Agora, restam apenas quatro. Quatro gigantes do futebol brasileiro. São eles: Corinthians, Flamengo, Grêmio e São Paulo.

Dessa forma, os finalistas do torneio sairão dos confrontos entre Corinthians x São Paulo e Grêmio x Flamengo. Lembrando que os clubes à direita nos confrontos, decidirão a classificação em casa.

Três deles, já foram campeões do torneio pelo menos uma vez. O São Paulo é o único segue em busca do último troféu que falta em sua galeria.

Para chegarem até a penúltima fase do torneio, cada um eliminou, respectivamente, América Mineiro, Athletico Paranaense, Bahia e Palmeiras.

Quais os pontos fortes de cada equipe para avançar na Copa do Brasil?

Primeiramente, vamos abordar os pontos fortes de cada equipe e que podem ser os motivos de conseguirem chegar na final.

Corinthians

Vantagem sobre o São Paulo em mata-mata

Historicamente, o Timão possui um belo retrospecto em mata-mata contra o Tricolor.

Em 23 duelos eliminatórios disputados, o alvinegro se classificou em 17 deles, contra apenas sete classificações do time do Morumbi.

Jogadores que podem fazer a diferença

Como já demonstrado em todas as fases anteriores, o Corinthians possui alguns jogadores que foram extremamente decisivos, e podem desequilibrar o confronto.

Há algumas possibilidades. Uma delas, é Róger Guedes, possivelmente o melhor jogador da equipe. Renato Augusto é o maestro da equipe, também pode fazer a diferença. O gigante Cássio, herói das classificações nos pênaltis em todas as fases até aqui. Ou até mesmo, o paraguaio Matias Rojas, que fez uma baita estreia contra o América Mineiro.

Em caso de resultados positivos do Timão nesse confronto, muito provavelmente será por conta de pelo menos um dos nomes citados acima.

Tabu na Neo Química Arena

Não é nenhum segredo que o Corinthians é um time extremamente forte jogando em casa, com o apoio de seu torcedor.

Contra o São Paulo, ainda há um fator extra: o tabu. A equipe Tricolor jamais venceu o alvinegro depois da inauguração da Neo Química Arena, em 2014.

Já são 17 jogos disputados, com 10 vitórias do time de Itaquera e sete empates.

São Paulo

Dorival Júnior está invicto contra o Corinthians na Copa do Brasil

O atual técnico do São Paulo, Dorival Júnior, não sabe o que é perder para o Corinthians na competição mais democrática do país.

Ele enfrentou o Timão em seis oportunidades. Foram quatro empates e duas vitórias. O retrospecto mostra uma classificação para cada lado, além do título ano passado conquistado por Dorival, quando comandou o Flamengo.

Time mais organizado

Dentre todos os times dessa semifinal, o São Paulo é, na minha opinião, o time que atualmente, se encontra mais organizado taticamente em campo.

A equipe tem uma forma clara de jogar, sempre se impondo diante aos adversários, independente de jogar como mandante ou visitante.

Além disso, possui uma equipe bastante sólida defensivamente, já que é uma das defesas menos vazadas na temporada dentre as equipes da Série A e que vive grande fase principalmente com Rafael e Arboleda. Algo extremamente fundamental em duelos de mata-mata.

Boas partidas recentes contra o Corinthians

Apesar de não vencer o Corinthians a quatro jogos, o São Paulo tem tido bons desempenhos em campo diante da equipe alvinegra, independente do mando.

Esse é um fator que pode fazer o torcedor Tricolor se animar para uma possível quebra do tabu, além de acreditar numa classificação para a final da Copa do Brasil.

Grêmio

Renato Gaúcho

O técnico Gremista, Renato Gaúcho, que já foi campeão do torneio com o clube, sabe bem o caminho para chegar à glória mais uma vez.

Além disso, o técnico treinou o Flamengo recentemente, conhecendo bem os pontos fortes da equipe e como anulá-los.

Outro fator que pode pesar é retrospecto do treinador contra o Rubro Negro. Segundo o site Ogol, a vantagem é do técnico, que venceu 11 duelos, contra 10 dos cariocas, além de seis empates.

Tradição na Copa do Brasil

É importante lembrar, que o Grêmio é o segundo maior campeão do torneio, com cinco títulos já conquistados, perdendo apenas para o Cruzeiro, que tem seis.

Essa tradição pode ser um fator, por mais que meramente supersticioso, que pode pesar no duelo e fazer os Gremistas acreditarem a disputar mais uma final.

Luis Suárez

Este tópico não precisa explicar muito, não é mesmo?

É inegável de que Suárez é um jogador extraclasse e fala por si só. O uruguaio é a principal engrenagem do time gaúcho. Há ainda dúvidas sobre a sua participação nos duelos, por conta de suas constantes dores no joelho.

Entretanto, se entrar em campo, não será nenhuma surpresa se o Grêmio conseguir um resultado positivo e ele passar pelos pés do atacante.

Flamengo

Elenco recheado de estrelas decisivas

É inegável que o Flamengo possui um dos melhores (se não o melhor) elencos da América do Sul.

Com um plantel cheio de estrelas principalmente no setor ofensivo, como Gabriel BarbosaPedroEverton RibeiroArrascaeta, etc. Assim, em caso de classificação dos cariocas, é grande a chance de ela passe pelos pés de algum/alguns deles.

Ótimo retrospecto recente em mata-mata contra o Grêmio

O Flamengo ultimamente tem se dado bem contra o Grêmio em duelos de mata-mata.

Nos últimos seis confrontos eliminatórios, o Rubro Negro se classificou em todos. Um deles com direito a goleada na Copa Libertadores de 2019, em que o time carioca viria a ser campeão.

No geral, foram sete classificações do Mengão e um título (Brasileirão de 1982) contra cinco classificações do Tricolor e um título (Copa do Brasil de 1997).

Atual campeão da Copa do Brasil

Por último, um fator de extrema relevância para o Flamengo acreditar na classificação, é de que o clube é o atual campeão do torneio.

Dessa forma, o clube mostra a sua força e quer retornar à final, para poder defender o seu título de campeão da Copa do Brasil, além de querer chegar ao penta campeonato, assim como o próprio Grêmio.

Mas afinal, quem vai passar para a final da Copa do Brasil?

Por fim, na minha opinião, as duas equipes que devem chegar para disputar a final da Copa do Brasil deste ano são São Paulo e Flamengo.

Penso dessa forma, pois acredito que entre os duelos, são as equipes que jogam melhor e vivem momento melhor.

Além disso, são os dois times que terão a oportunidade de decidir os duelos em casa, o que pode fazer toda a diferença.

Foto Destaque: Reprodução/CBF

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.