Seleção Brasileira: Veja a CONVOCAÇÃO Para o PAN AMERICANO
Ramon Menezes anunciou recentemente os 18 jogadores convocados para representar a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano deste ano, que acontecerá em Santiago, no Chile. Esta seleção inclui atletas nascidos a partir do ano 2000, ou seja, todos com 23 anos ou menos.
Mudanças no Escalamento
A lista revelada trouxe várias surpresas, principalmente ao compará-la com a última convocação de Ramon. A principal razão para estas mudanças é que as competições de clubes não pausam durante o Pan, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) precisava da liberação dos jogadores para participar do campeonato.
Preparação para o Campeonato
A preparação da seleção brasileira começará no dia 9 de outubro e continuará até o dia 17 na Granja Comary. O campeonato começará no dia 20.
Desempenho Anterior da Seleção Brasileira
O Brasil, campeão do último Sul-Americano sub-20, foi eliminado por Israel nas quartas de final do último Mundial da categoria. Com o time sub-23, que também visa as Olimpíadas de Paris em 2024, Ramon Menezes vem de derrota por 1 a 0 em amistoso contra o Marrocos.
Lista de Convocados para o Pan 2023
Abaixo, apresentamos a lista de jogadores convocados para representar o Brasil no Pan 2023:
- Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente) e Matheus Donelli (Corinthians)
- Laterais: João Moreira (São Paulo), Rikelme (Cuiabá) e Patryck (São Paulo)
- Zagueiros: Lucas Halter (Goiás), Gustavo Martins (Grêmio) e Arthur Chaves (Académico de Viseu)
- Meio-campistas: Matheus Dias (Internacional), Ronald (Grêmio), Igor Jesus (Flamengo), Guilherme Biro (Corinthians) e Marquinhos (Nantes)
- Atacantes: Gabriel Veron (Porto), Matheus Nascimento (Botafogo), Figueiredo (Vasco) e Kaio (Coritiba)
Destaques da Convocação
Foram chamados 14 jogadores de times brasileiros e quatro atuantes na Europa. Gabriel Veron, ex-Palmeiras e atualmente no Porto, e Marquinhos, ex-São Paulo que defende o Nantes emprestado pelo Arsenal, são alguns dos destaques. Corinthians, São Paulo e Grêmio possuem dois representantes cada.
Agradecimento aos Clubes e Análise dos Adversários
Ramon agradeceu aos clubes pela liberação de jogadores e admitiu que ainda viu pouco das seleções que serão adversárias do Brasil na fase de grupos. Ele avalia que o grupo do Brasil é muito equilibrado.
Detalhes do Pan 2023
O Pan 2023 será realizado entre 20 de outubro e 5 de novembro.
Histórico do Brasil no Pan
O futebol masculino brasileiro tem em seu histórico quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. A última vez que ficou em primeiro lugar foi em 1987, com uma seleção treinada por Carlos Alberto Silva e que contava com nomes como Taffarel, Ricardo Rocha e Evair.
Seleções Participantes do Pan 2023
Abaixo, listamos as seleções de futebol masculino que disputarão o Pan 2023:
Grupo A
- Chile
- República Dominicana
- México
- Uruguai
Grupo B
- Brasil
- Estados Unidos
- Colômbia
- Honduras
Último compromisso de Ramon com a seleção
Seleção Brasileira sub-23 X Marrocos
No começo do embate, os dois times demonstraram cautela, com poucas tentativas de gol. Mas, após um incidente inesperado de queda de energia no estádio, a seleção brasileira acordou para o jogo.
A Surpresa Marroquina
Quando o Brasil começou a dominar o campo, Marrocos surpreendeu ao marcar o primeiro gol da partida, resultado de um potente chute de longa distância. Eles quase conseguiram um segundo gol, mas foi anulado.
O Treinador Brasileiro
Ramon Menezes, o treinador da seleção olímpica brasileira, já havia enfrentado uma derrota contra Marrocos em um jogo amistoso anterior. Agora, ele terá mais uma oportunidade de redenção em outro amistoso contra a seleção sub-23 de Marrocos.
Momentos Cruciais
Primeira Chance Brasileira
A primeira grande oportunidade de gol do Brasil só aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo. A seleção construiu uma interessante sequência de passes, culminando em um cruzamento de Lázaro que encontrou Igor Paixão. O atacante tentou o gol, mas a defesa do goleiro Bellaarouch foi decisiva.
O Gol de Marrocos
Aos 27 minutos, El Ouahdi, do Marrocos, recebeu a bola na entrada da área e conseguiu espaço para chutar com força, marcando um gol para sua equipe.
Nova Tentativa Brasileira
Outro momento de tensão ocorreu quando Igor Paixão penetrou a área adversária, mas foi desarmado no momento crucial. A bola sobrou para Paulinho, que tentou o chute, mas foi impedido pelo goleiro Bellaarouch.
A partida foi um jogo de poucas chances, mas repleto de emoção e tensão. A seleção brasileira terá uma nova oportunidade de mostrar seu valor no próximo amistoso contra o Marrocos sub-23.