5 músicas do Cartola que você precisa conhecer
O Sambista Cartola completaria 115 anos neste dia 11 de outubro de 2023. Para comemorar esta data, o Fluminense lançou o terceiro uniforme em homenagem ao compositor. Conheça algumas músicas do Cartola que talvez você conheça.
Fluminense e Cartola
A camisa em homenagem ao sambista carioca vazou nesta quarta-feira (11). O terceiro uniforme tricolor terá as cores verde e rosa em homenagem à escola fundada por Angenor, Estação Primeira de Mangueira.
Apesar do anúncio acontecer apenas nesta quarta, um dia antes as imagens da camisa vazaram nas redes sociais um dia antes. E foi muito bem aceita pelos torcedores tricolores.
Na camisa ainda está estampada a letra do samba “Corra e olhe o céu“, composta por Cartola e Dalmo de Freitas. A fonte escolhida traz a caligrafia do próprio Angenor.
A data escolhida para estreia do uniforme será no dia do aniversário do cantor, no dia 30 de novembro. Na ocasião, o Fluminense irá enfrentar o Palmeira pela penúltima rodada do Brasileirão.
O Presidente do Flu Mário Bittencourt revelou que pretendia realizar a homenagem há muito tempo. O mandatário também revelou a importância da camisa para o Clube.
“Essa é uma camisa carregada de força e significado. Reverenciamos a vida, obra, poesia e o legado de alguém que tem sua história entrelaçada à do clube que tanto amou”, disse Mário Bittencourt.
As músicas do Cartola
Para os fãs do Fluminense agora mais do que nunca é hora de redescobrir a obra de Angenor. E para isso, aqui estão cinco músicas do Cartola, por ele e por outros intérpretes.
- O sol nascerá – Zeca Pagodinho e Tereza Cristina
Dentre as músicas do Cartola talvez essa seja a mais conhecida atualmente. A versão de Zeca Pagodinho e Tereza Cristina foi tema de abertura da novela da Rede Globo, “Bom Sucesso” no ano de 2019.
- O Mundo é um moinho – Cazuza
A versão de Cazuza foi gravada em 1988 para um especial em homenagem aos 80 anos de Cartola. A versão do cantor ficou bastante conhecida entre os fãs com o passar dos anos.
- As rosas não falam – Emílio Santiago
Emílio Santiago foi um dos grandes intérpretes da MPB brasileira entre os anos 70, 80 e 90. Em seu álbum de 1979 “O Canto Crescente de Emílio Santiago”, fez uma linda versão de “As rosas não falam”.
- Alvorada – Clara Nunes
Lançada em 1972 no álbum Clara Clarice Clara, Alvorada ficou bastante conhecida na voz da cantora mineira. Inclusive sendo muito lembrada até os dias de hoje.
- Preciso me encontrar – Cartola
Sempre apesar de muito se falar das músicas do cartola, pouco se lembram dele como intérprete. E a canção “Preciso me encontrar” de Candeia é um ótimo exemplo de como Angenor entregava uma boa performance.