Zagueiro brasileiro toma decisão INUSITADA e vai jogar na CHINA
A China já foi um mercado muito querido por jogadores brasileiros. Porém, com o tempo, foi perdendo força. No entanto, um zagueiro brasileiro resolveu tentar a sorte no Henan, chegando a dispensar propostas da MLS e do Japão.
Do América para a China
O zagueiro Iago Maidana, que deixou o América Mineiro em janeiro, foi anunciado como novo reforço do Henan FC. A equipe disputa a primeira divisão do Campeonato Chinês.
O novo time de Maidana é desconhecido da maior parte do público brasileiro. O Henan FC é uma equipe modesta do futebol chines. Na última temporada terminou em 10º lugar no campeonato local que contou com 16 participantes. Em sua campanha, somou 9 vitórias, 9 empates e 12 derrotas.
O zagueiro de 27 anos optou pela equipe mesmo tendo recebido sondagens de clubes da MLS, do Japão e da Coreia do Sul. No entanto, as negociações acabaram não avançando. Assim, o jogador optou por assinar contrato com Henan até o final do ano de 2024.
Maidana será o primeiro jogador sul-americano da equipe, que é formada majoritariamente por jogadores chineses. As únicas exceções ficam por conta de dois jogadores europeus sérvios e um croata.
Um adeus ao América Mineiro
Iago Maidana defende o América-MG desde 2022, ao todo disputou 85 partidas marcando quatro gols. Durante as duas temporadas só foi expulso duas vezes. Após deixar o clube, o zagueiro publicou um comunicado em suas redes sociais agradecendo ao clube.
“Vivi momentos intensos com essa camisa, disputando títulos, classificações épicas, mas também derrotas doloridas. Tudo isso me fez evoluir muito, cresci e aprendi. Só posso agradecer pelo que passei nesses dois anos de clube. Obrigado, América!!!”, disse Iago Maidana em suas redes sociais.
Além do Coelho, Maidana também soma passagens por Atlético Mineiro, São Paulo, Sport Recife e Criciúma. Fora do Brasil passou pelo Gil Vicente de Portugal.
Coelho em 2024
O América Mineiro foi rebaixado para a Série B em 2023. A equipe terminou na lanterna do Brasileirão e vai retornar para segundona, após um período de regularidade na elite.
Em 2024, o Coelho vai disputar além da segunda divisão, o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.