Times já classificados para o Mundial de Clubes

A FIFA anunciou recentemente que o Mundial de Clubes de 2025 será realizado nos Estados Unidos. O torneio acontecerá nos meses de junho e julho do ano citado. Confira, a seguir, mais informações. 

Equipes classificadas para o Mundial de Clubes

Antes de mais nada, o Mundial de Clubes de 2023 deve ser o último disputado no atual formato. O modelo está em prática desde o ano de 2005. 

O atual campeão da competição é o Real Madrid. Além disso, nas últimas 10 edições do torneio, só os europeus venceram. Na América do Sul, o último representante a vencer foi o Corinthians, em 2012. 

Enfim, a FIFA pretende fazer as partidas deste ano em três estádios, com representantes da instituição visitante as opções apresentadas. Todos os estádios são da cidade de Riad: King Fahd International Stadium, Prince Faisal bin Fahd Stadium e King Saud University Stadium.

Alguns clubes já estão classificados para o Mundial de Clubes de 2023, como o Manchester City, León, Al-Ahly, Urawa Red Diamonds, Auckland City e Al-Ittihad.

Por fim, resta descobrirmos o campeão da Libertadores, que representará a sulamérica. Esse será o último Mundial de Clubes disputado com esse formato, já que a instituição confirmou que adotará um novo modelo. 

Times já classificados para o Mundial de Clubes
Times já classificados para o Mundial de Clubes – Imagem: Reprodução.

Novo modelo do Mundial

A princípio, a edição de 2025 será a primeira disputada com 32 equipes. Em termos gerais, a competição será no formato da Copa do Mundo, onde os times são divididos em oito grupos e apenas dois avançam para as Oitavas de Final. 

Algumas equipes já estão confirmadas para este novo formato, entre elas: Palmeiras, Flamengo, Real Madrid, Chelsea, Manchester City, Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al-Ahly, Monterrey, Wydad Casablanca, León e Seattle Sounders. 

Enfim, as regras para determinar as vagas do novo formato já estão estabelecidas, sendo divididas da seguinte maneiras: 12 equipes europeias, 6 da América do Sul, 4 da Ásia, 4 da África, 4 clubes da Concacaf, 1 da Oceania e, por fim, 1 clube do país sede (Estados Unidos). 

Em termos gerais, os representantes Sul-Americanos são os campeões da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024, respectivamente. Por outro lado, as últimas duas vagas serão definidas pelo ranking da FIFA.

Sorteio do chaveamento

O sorteio das chaves do Mundial de Clubes aconteceu nesta terça-feira, (05), às 8h (horário de Brasília). O evento acontecerá na Arábia Saudita, e já conta com seis equipes classificadas para a competição. 

Em termos gerais, o único representante que não está definido é da América do Sul, já que será o campeão da Libertadores. Os semifinalistas brasileiros são o Palmeiras, o Internacional e o Fluminense, enquanto a Argentina tem o Boca Juniors. 

Na fase preliminar da competição, Al-Ittihad e Auckland City se enfrentarão. Nas Quartas de Final, a disputa contará com dois jogos: Al Ahly x Al-Ittihad ou Auckland City (jogo 2); Club León x Urawa Red Diamonds (jogo 3). 

Por fim, as semifinais da competição serão entre o vencedor da Libertadores 2023 x vencedor do jogo 2 (Al Ahly, Al-Ittihad ou Auckland). Já o Manchester City enfrentará o vencedor do jogo 3 (Club León ou Urawa Red Diamonds).

Veja também: Contratações mais caras da janela de transferência 23/24

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.