Seleção Brasileira: Jogadores são convocados para o Pré-Olímpico; veja a lista

Endrick e John Kennedy estão na relação de jogadores

Endrick e John Kennedy são considerados as grandes apostas da seleção brasileira para garantir presença nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nesta quinta-feira (21), o técnico Ramon Menezes divulgou a lista de convocados para representar o Brasil no Pré-Olímpico.

Após uma extensa negociação para obter sua liberação, o atacante do Palmeiras foi convocado por Ramon Menezes. Ele estará na competição do Pré-Olímpico, que ocorrerá entre janeiro e fevereiro na Venezuela e oferece duas vagas para a Olimpíada.

A lista de 23 jogadores tem como outro destaque John Kennedy, do Fluminense. Por enquanto, o jovem, de 21 anos, estará na final do Mundial de Clubes nesta sexta-feira (21), na Arábia Saudita, diante o Manchester City, da Inglaterra.

Liberação de jogadores

Ao todo, são 14 jogadores que atuam no Brasil e nove no exterior. Eles foram chamados para cumprir a missão de garantir a classificação do país na busca pelo tricampeonato olímpico consecutivo. Apenas Grã-Bretanha e Hungria conquistaram três ouros no futebol, mas em anos intercalados.

Foram semanas de intensas negociações com os clubes para assegurar a disponibilidade dos jogadores durante o período de pré-temporada no futebol nacional e meia temporada na Europa.

Ramon deu prioridade aos jogadores que já tinha conhecimento e que foram testados ao longo de 2023 em competições como o Sul-Americano e Mundial Sub-20, o Pan-Americano, ou na única convocação olímpica realizada em novembro para um período de treinamentos no CT do Corinthians.

O Pré-Olímpico

O Pré-Olímpico será realizado entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro nas cidades de Caracas, Valencia e Barquisimeto, na Venezuela. O Brasil integra o Grupo A, ao lado de Colômbia, Equador, Venezuela e Bolívia.

Esta última é a adversária da estreia, marcada para o dia 23 de janeiro. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para o quadrangular final, determinando assim o campeão e o vice que garantirão vaga nos Jogos de Paris

Os convocados por Ramon Menezes

Os jogadores convocados pelo técnico Ramon Menezes para a seleção brasileira foram:

  • Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente) e Matheus Donelli (Corinthians)
  • Laterais: Vinicius Tobias (Real Madrid), Matheus Dias (Internacional), Luan Cândido (Bragantino) e Patryck (São Paulo)
  • Zagueiros: Kaiky Fernandes (Almería), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Robert Renan (Zenit) e Michel (Palmeiras)
  • Meio-campistas: Andrey Santos (Nottingham Forest), Danilo (Nottingham Forest), Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio) e Gabriel Pirani (DC United)
  • Atacantes: Marquinhos (Nantes), Giovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians)

Diferenças

Na convocação para os treinamentos de novembro, o técnico Ramon Menezes havia convocados alguns jogadores que ficaram de fora da lista atual. Um deles é o goleiro Marcelo Pitaluga, atualmente no Liverpool, da Inglaterra. Matheus Donelli, do Corinthians, ficou com a vaga.

Na lateral, dois nomes ficaram de fora: Khellven, do CSKA (RUS) e Vanderlan, do Palmeiras. No lugar deles, Matheus Dias e Luan Cândido ganham uma oportunidade.

Na zaga, apenas Lucas Beraldo, do São Paulo, ficou de fora. No lugar dele, Kayky Fernandes, do Almería, entrou. No ataque, Marcos Leonardo, do Santos, Sávio, do Girona, e Matheus Nascimento, do Botafogo, ficaram de fora.

Já a grande mudança foi no meio-campo. Igor Jesus, do Flamengo, Pablo Maia, do São Paulo, Luis Guilherme, do Palmeiras, e Victor Hugo, do Flamengo, ficaram de fora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.