São Paulo: Zubeldía fala sobre priorizar competições

O técnico do São Paulo explica como irá definir suas prioridades ao longo da temporada

Nesta quinta-feira (23), o São Paulo garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Águia de Marabá por 2 a 0, no Morumbis. No jogo ida, o Tricolor havia vencido por 3 a 1, no Pará. Após a partida o técnico Luis Zubeldía explicou como será definidas as prioridades na temporada.

Qual competição será a prioridade do São Paulo

Sem entregar qual torneio será o foco da equipe para a temporada, o treinador argentino disse que o tempo ajudará a definir as prioridades.

“É difícil de responder sua pergunta. Creio que o tempo nos dará um panorama muito mais claro. Mas sinto que temos a responsabilidade de estar à altura das três competições.

Depois, é certo que dependendo do momento do calendário temos de inclinar a força do plantel a um objetivo pontual, porque podemos estar jogando a fase final de uma Copa. E o Brasileiro é um torneio mais extenso, então nos permite definir uma situação de quartas de final, de repente, postergando um pouco o torneio local. Mas minha experiência indica que esses times tem de ir por tudo até que chegue essa situação complicada de calendário. E aí se toma as decisões para que os jogadores tenham energia para as partidas.

Por exemplo, se tiver numa fase final de Copa do Brasil e Libertadores, aí eu ponho uma equipe que eu considero mais forte nesse torneio, e no Brasileirão eu alterno a equipe. Aí falam que eu abandonei o Brasileiro, mas jogadores que não costumam ser titulares, mas estão com muita energia, acabam sendo tão importante quanto os titulares. De preferência, eu gosto de não mudar tanto os jogadores. Hoje, mudei muito, mas historicamente não sou de mudar muito. Porque não gosto que se perca a identidade, meu princípio de jogo”, disse

Uma pausa para o elenco

Com o Brasileirão paralisado por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, as equipes tiveram uma brecha no calendário. Zubeldía também falou sobre este período sem jogos.

“Os primeiros três dias foram de descanso absoluto físico. Priorizamos que fiquem com a família, que não pensem muito no futebol. Depois, começaram a treinar, fizemos treinamentos muito fortes com quem tinha mais minutos. E dois treinamentos fortes com quem tinha menos minutos.

Ao fim dessa semana, vou permitir ter uma boa carga de treinamento e partida com todo o plantel, e nesses treinos vamos colocando alguns pontos para fortalecer a ideia. Não vou falar que pontos, mas alguns princípios de jogos que penso em acentuar e incorporar. Temos feito esse. Sábado e domingo continuaremos com essa parte. Sábado, domingo e segunda. Ao final da partida do Talleres, vamos ter tido seis ou sete treinos de incorporação técnico e tática, que para mim é importante”, revelou.

São Paulo hoje

O Tricolor Paulista está na quinta colocação do Campeonato Brasileiro com 10 pontos. Na Libertadores, o Time de Morumbi está na segunda posição do grupo B, e garantiu vaga nas oitavas de final.

O São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira (29), para enfrentar o Talleres pela última rodada da fase de grupos da Libertadores da América. A partida será às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.