São Paulo: Casares será CANDIDATO ÚNICO à presidência; Oposição contesta

Prazo para inscrições era até terça-feira (28)

Julio Casares será o candidato único na eleição para presidente do São Paulo. Até o prazo final para inscrições de candidatos, que foi na última terça-feira (28), somente a chapa do atual mandatário foi registrada. O pleito está marcado para o dia 8 de dezembro, e o novo mandato vai de 2024 a 2026.

O presidente do conselho, Olten Ayres de Abreu, confirmou a informação, de acordo com uma reportagem do portal ge. Casares registrou sua candidatura no último dia permitido para inscrições. O grupo de oposição, no entanto, não apresentou nenhum candidato.

Outro prazo de inscrição?

Rivais do atual presidente interpretaram o prazo de inscrições de forma diferente, considerando a próxima segunda-feira (4) como a data final, em contraste com a posição oficial do clube.

No entanto, o São Paulo esclareceu que considera o artigo 108 do estatuto como determinante para o período de inscrições. Com isso, estabeleceu que os candidatos devem protocolar suas propostas 10 dias antes da eleição.

Na sessão do Conselho Deliberativo em que o próximo presidente da diretoria será eleito, também serão escolhidos novos presidentes do Conselho e membros do Conselho de Administração. A inscrição de candidatos para esses cargos deve ocorrer até o dia 4 de dezembro, de acordo com o regimento interno.

Candidatos ao cargo

Há uma reunião prevista entre membros da oposição, e é possível que o grupo lance candidatos apenas ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo para disputar com Olten Ayres de Abreu, apoiado por Casares e que busca a reeleição no São Paulo. Jorge Afonso, parte da base do atual presidente, é mencionado como um dos nomes que podem concorrer à presidência do Conselho.

No dia 8 de dezembro, os 254 conselheiros do São Paulo vão escolher os presidentes da diretoria e do Conselho Deliberativo. No caso de Casares, sendo o candidato único, a eleição é prevista para ser protocolar, confirmando-o como mandatário por mais três anos.

Eleição do CD

O São Paulo divulgou o resultado da eleição dos 100 conselheiros na Assembleia Geral Ordinária, realizada no domingo (26). A chapa apoiada por Julio Casares obteve uma liderança significativa, conquistando 88 conselheiros eleitos. Com isso, a situação, que já detinha a maioria entre os 160 conselheiros vitalícios, ampliou ainda mais o seu capital político.

A oposição, por sua vez, conseguiu eleger 12 conselheiros. Esse resultado coloca o dirigente atual mais próximo da reeleição, consolidando o apoio à sua gestão e indicando uma aprovação da administração do futebol nos últimos anos, marcada pela conquista de dois títulos: a Copa do Brasil deste ano e o Campeonato Paulista de 2021.

A participação na votação foi expressiva, contando com 2.724 associados. No processo de eleição do presidente do clube, o Conselho é responsável pelos votos. Com o elevado número de conselheiros eleitos da chapa em apoio ao presidente atual, Julio Casares se aproxima ainda mais de uma reeleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.