Brasileirão 2024: O que ficou decidido após reunião do conselho técnico?

Presidentes dos clubes da Série A se reuniram para decidir o rumo do Campeonato Brasileiro

Nesta segunda-feira (27), aconteceu na sede da CBF na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a reunião do conselho técnico da CBF. O encontro teve como objetivo discutir os rumos do Brasileirão 2024 e a situação das equipes do Rio Grande do Sul (Grêmio, Internacional, Juventude).

Quando aconteceram os jogos adiados do Brasileirão 2024?

As partidas adiadas da sétima e oitava rodada foram mantidas e o Campeonato Brasileiro continuará de onde parou. Entretanto, o calendário que antes era apertado ficará ainda mais devido à paralisação. Isso porque a entidade confirmou o termino do campeonato para o dia 8 de dezembro.

Ainda sem divulgar uma nova tabela detalhada, ficou acertado que durante a Data FIFA entre 2 a 10 de setembro (duas rodadas das eliminatórias), serão disputados os jogos das primeiras rodadas do Brasileirão 2024 de Grêmio, Internacional e Juventude.

Como acontecerá a inversão do mando de campo

A possibilidade de inversão do mando de campo é proibida pelo regulamento específico do Campeonato Brasileiro. Porém, devido a situação de caráter extremo o regulamento foi flexibilizado neste Brasileirão 2024.

Desta forma Grêmio, Internacional e Juventude poderão realizar a inversão do mando de campo até que seus estádios e centros de treinamento estejam recuperados. No entanto, isso vai depender do acerto entre os dois clubes envolvidos numa determinada partida.

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, comentou sobre as opções apresentadas para a CBF. Uma segunda alternativa apresentada pelo mandatário foi a realização dos jogos do Brasileirão 2024, em campo Neutro.

“A gente fez duas propostas. A primeira delas é tentar inverter ao máximo o mando de campo em relação aos times do Sul. Tem que flexibilizar uma norma da CBF para, quando a gente puder jogar, que a gente possa jogar no nosso estádio. A gente não sabe a extensão do problema, quando vai poder voltar a jogar no nosso estádio.

No meu caso, estou um mês fora da Arena. A segunda possibilidade seria jogar, com os clubes que concordarem, em dois campos neutros. Porque isso minimizaria o desequilíbrio técnico da competição”, disse

Onde Internacional e Grêmio vão jogar?

Para os compromissos na Libertadores da América (Grêmio) e Sul-Americana (Internacional), as equipes buscaram estádios para mandar seus jogos da fase de grupos. O Imortal irá mandar suas partidas no Couto Pereira, em Curitiba, Paraná; o Colorado irá jogar na Arena Barueri, em Barueri, São Paulo.

O Inter volta a campo nesta terça-feira (28), contra o Belgrano-ARG, às 21h30 (horário de Brasília). Já o Grêmio joga na quarta contra o Strongest-BOL, às 19 horas.

Os jogos adiados das equipes nestas competições serão realizados entre os dias 4 e 8 de junho, terça e sábado.

O Grêmio irá enfrentar o Huachipato-CHI, no Chile, e diante do Estudiantes, como mandante, ainda no Couto Pereira. Já o Inter visita o Real Tomayapo-BOL, fora. E recebe o Delfín-EQU. A partida em casa do Colorado está marcada para o Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O estádio do Juventude (Alfredo Jaconi), não foi afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Apesar da solução proposta para as competições internacionais ainda não se sabe se os estádios serão mantidos para os compromissos do Brasileirão 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.