Premier League passará por importantes mudanças na próxima temporada
O Campeonato Inglês terá mudanças no teto de limites de gastos na próxima temporada
Na última quinta-feira (06), a Premier League revelou para os clubes uma mudança que entrará em vigor na próxima temporada (2024/25). Serão experimentados dois novos métodos para controlar os gastos com salários de cada uma das 20 equipes participantes da principal liga inglesa.
O que muda na Premier League?
Na próxima temporada, os clubes serão submetidos a um sistema de “Regras de Custo de Seleção”, que estabelecerá um limite nos gastos com jogadores, fixando-os em 85% da receita proveniente do futebol de um clube e do lucro líquido ou prejuízo decorrente das transferências de jogadores.
O segundo sistema, se chama “Ancoragem de cima para baixo” ele se limita os gastos a um múltiplo do menor prêmio combinado em dinheiro, e dinheiro dos direitos de TV previstos para serem ganhos por uma equipe.
O atual sistema em vigor regulatório financeiro do Campeonato Inglês, “Regras de Lucratividade e Sustentabilidade”, que permanecerá em vigor durante os testes. Os julgamentos não foram vinculativos, disse a liga.
Segundo as regras do PSR, que permitem aos clubes sofrer perdas de até £105 milhões (R$ 704,5 milhões nas cifras atuais) em um período de três anos, Everton e Nottingham Forest perderam pontos na tabela na última temporada da Premier League.
Clubes se prejudicando no sistema atual
No atual sistema, o Everton, Leicister e Notthingham Forest foram punidos por irregularidades no fair play financeiro. E o Manchester City também já enfrentou problemas.
Nesta época, o Everton foi punido duas vezes por violações financeiras, o que resultou na perda de 10 pontos, posteriormente reduzidos para apenas seis, e mais dois pontos adicionais. Com isso, a equipe de Liverpool terminou o campeonato na 15ª posição com 40 pontos.
Além disso, o Nottingham Forest também sofreu uma penalização de quatro pontos devido a irregularidades financeiras, enquanto o Leicester City, que foi recentemente promovido à Premier League, enfrenta acusações de violar as regras do fair play financeiro.
Já o Manchester City, enfrenta a acusação de 115 irregularidades entre os anos de 2009 a 2018.