Palmeiras vence Botafogo-SP por 1 a 0 e encerra fase de grupos invicto
Palmeiras termina o Paulistão na liderança do grupo e da competição com 28 e sem perder na competição
Neste sábado (9), o Palmeiras enfrentou o Botafogo-SP na Arena Barueri, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, e saiu vitorioso por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por Rony, em um confronto no qual o time comandado por Abel Ferreira teve vantagem numérica durante boa parte do jogo, após a expulsão do zagueiro Matheus Costa, do Botafogo-SP, aos 38 minutos do primeiro tempo.
Invencibilidade no Paulista
Com essa vitória, o Palmeiras encerrou sua participação na fase de grupos de forma invicta e como líder geral do Paulistão, somando 28 pontos. Por outro lado, o Botafogo-SP se despediu do torneio com 12 pontos e foi desclassificado no Grupo D.
Agora, o alviverde aguarda a definição do Grupo B para conhecer seu adversário nas quartas de final. A vaga será disputada entre a Ponte Preta, atual segunda colocada com 17 pontos, e o Água Santa, terceiro colocado com 14 pontos.
Primeiro tempo
No primeiro tempo do jogo entre Palmeiras e Botafogo-SP, disputado neste sábado, as equipes não conseguiram criar muitas oportunidades de gol, resultando em um placar de 0 a 0 ao fim dos primeiros 45 minutos. Com disputas intensas e poucas inspirações, ambas as equipes lutaram pela posse de bola, porém sem efetividade na finalização. Aos 37 minutos, o Botafogo-SP teve um revés com a expulsão do zagueiro Matheus Costa, mas o Palmeiras não conseguiu aproveitar a vantagem numérica para impor maior pressão sobre o adversário.
Segundo tempo: Palmeiras domina e garante a vitória
No segundo tempo, o Palmeiras voltou com mais ímpeto e dominou o Botafogo-SP em campo. Além de contar com um jogador a mais, a equipe demonstrou maior determinação e criou diversas oportunidades de gol, todas bem defendidas pelo goleiro Michael. Aos 25 minutos, Rony finalmente conseguiu vencer o arqueiro adversário, marcando o único gol da partida. Após o gol, o Palmeiras controlou o ritmo do jogo, administrando a vantagem até o apito final, garantindo assim a vitória e os três pontos.
Gol e Destaques do Confronto
O jogo entre Botafogo-SP e Palmeiras foi marcado por momentos de equilíbrio e intensidade, com ambas as equipes buscando o gol desde o início. Logo no primeiro minuto de jogo, Alex Sandro, do Botafogo-SP, assustou o goleiro Weverton com uma finalização cruzada, demonstrando a postura ofensiva do time de Ribeirão Preto.
No decorrer da partida, o Palmeiras conseguiu impor seu ritmo e criar boas oportunidades de gol. Por volta dos 20 minutos, Aníbal Moreno e Lázaro exigiram importantes intervenções do goleiro Michael, do Botafogo-SP. Aos 40 minutos, Flaco López teve uma excelente chance de cabeça, porém parou na defesa do arqueiro visitante, em um dos melhores lances do Palmeiras na primeira etapa.
O primeiro tempo foi marcado por duelos intensos e uma expulsão. Aos 35 minutos, Raphael Veiga sofreu uma falta dura de Wallison, resultando na quebra de um pedaço de seu dente. Pouco depois, aos 37 minutos, Matheus Costa, do Botafogo-SP, recebeu cartão vermelho por derrubar Rony na entrada da área, sendo o último homem na jogada.
Na segunda etapa, o Palmeiras voltou mais determinado e criou diversas oportunidades de gol. Aos 4 minutos, Mayke cruzou para Flaco López, que finalizou com perigo. Aos 9 minutos, Michael evitou o gol de Lázaro em uma jogada cara a cara. Ríos e Luan também tiveram chances de ampliar o placar.
O gol da vitória do Palmeiras veio aos 24 minutos, com Rony. Após um cruzamento preciso de Mayke, Rony cabeceou com precisão para o fundo das redes, garantindo a importante vitória para a equipe alviverde.
Palmeiras 1 x 0 Botafogo-SP
Competição: 12ª rodada do Campeonato Paulista – Série A1 2024
Data e hora: 9 de março de 2024, às 18h (horário de Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Público: 11.598
Árbitro: João Vitor Gobi
Assistentes: Leandro Matos Feitosa e Raphael de Albuquerque Lima
VAR: Vinicius Furlan
Cartões amarelos: Lázaro e Moreno (Palmeiras); Jean Victor e Fillipe Soutto (Botafogo)
Cartões vermelhos: Matheus Costa (Botafogo)
Gols: Rony (aos 24 minutos do segundo tempo)
Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Murilo, Luan e Piquerez (Caio Paulista); Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga (Breno Lopes); Lázaro (Vanderlan), Rony e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Botafogo-SP: Michael; Matheus Costa, Lucas Dias e Bernardo Schappo; Wallison, Matheus Barbosa (João Maranini), Fillipe Soutto (Carlos Manuel), Patrick Brey (Pedro Rodrigues) e Jean Victor; Alex Sandro (Leandro Pereira) e Emerson Negueba (Thássio). Técnico: Paulo Gomes
Leia mais: Palmeiras assina contrato com REVELAÇÃO