Grêmio: Presidente apoia decisão de Renato Portaluppi contra a arbitragem do jogo com o Bahia
Alberto Guerra citou a defesa do clube no caso
O presidente Alberto Guerra se pronunciou pela primeira vez após os acontecimentos na derrota do Grêmio para o Bahia no último sábado, além das declarações do técnico Renato Portaluppi.
Assim sendo, o dirigente apoiou a postura do treinador. Diante disso, ele se expressou sua expectativa por uma manifestação por parte da CBF.
A nota do Grêmio
Durante a tarde desta segunda-feira (29), o Grêmio emitiu uma nota informando que apresentou uma Notícia de Infração Disciplinar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
O clube, inclusive, solicitou uma investigação da Promotoria sobre a expulsão de Diego Costa no final da derrota para o Bahia. Esse incidente resultou na retirada de todo o banco do Grêmio e do técnico Renato Portaluppi para o vestiário antes do término da partida.
Além disso, o treinador soltou o verbo e alegou em uma coletiva de imprensa que o presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana de Futebol, Jailson Macedo Freitas, foi o responsável por informar ao quarto árbitro sobre os supostos xingamentos do centroavante.
De acordo com a versão do Grêmio, Jailson não deveria estar na beira do gramado:
“O Grêmio não reclama do resultado da partida. O Bahia venceu merecidamente no campo. Mas tem acontecimentos nessa relação entre arbitragem, quarto árbitro, que quem está convivendo sabe o que está acontecendo. Vejo como legítima essa reação do Renato no episódio, defendendo os interesses do clube e do time.”
Em entrevista para a Rádio Gaúcha em Ponta Grossa, às vésperas na esteia da Copa do Brasil, o presidente afirmou que é necessário paciência. “Precisamos apurar, ter muita clama nessa hora”, declarou Alberto Guerra.
Em busca da resposta da CBF
O dirigente afirmou que aguarda uma manifestação da CBF sobre o assunto. Isso, inclusive, inclui a função que Jailson exercia no gramado da Arena Fonte Nova.
O presidente Guerra também foi questionado sobre as declarações de Renato que mencionam as denúncias feitas por John Textor, proprietário da SAF do Botafogo.
“É um momento que temos que escutar todas as partes, tudo o que está acontecendo. Ninguém está dizendo que ele tem razão ou não tem”, explicou o mandatário do clube gaúcho.
“O que estamos levantando é que de acordo com o que estamos sofrendo desde o ano passado e esse ano, é preciso repensar, discutir, para saber o que está acontecendo”, completou Alberto Guerra.
A manifestação do Grêmio
Além da manifestação oficial do Grêmio, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) também publicou uma nota. Assim sendo, a entidade informou que entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Em nota, foi solicitado o banimento de Jailson do futebol. Até o momento, a CBF não se manifestou sobre o assunto. Porém, o Tricolor tem um grande baque.
O Grêmio visita o Operário nesta terça-feira (30), às 20h, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
De acordo com informações da Rádio Grenal, Jailson foi escalado para ser o delegado de arbitragem do confronto de estreia do Tricolor na competição.