Felipão é demitido do Atlético antes da Final do Mineiro

Após seis meses no comando do Galo, Felipão é demitido do cargo de treinador do clube

Após uma reunião decisiva, a diretoria do Atlético-MG optou por encerrar o contrato com Luiz Felipe Scolari, que estava no comando do Galo desde junho de 2023, sucedendo Eduardo Coudet. O treinador gaúcho tinha contrato vigente até o final de 2024. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (20), antes da parada para a data FIFA e da decisão do Campeonato Mineiro.

Decisão Tomada

Felipão demitido do Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

O presidente Sérgio Coelho se dirigirá à Cidade do Galo para comunicar pessoalmente a decisão ao técnico. Após a reunião da cúpula na noite de terça-feira, a saída de Felipão é considerada certa, e o clube entende que este é o momento oportuno para uma mudança no comando técnico.

Com a demissão de Felipão já encaminhada, a diretoria do Atlético-MG tem o argentino Gabriel Milito como o favorito para assumir o cargo de treinador.

Entenda os Motivos por Trás da Decisão

Com a parada para a data FIFA e a proximidade da estreia na Libertadores, o Atlético-MG tem alguns dias para assimilar a saída de Luiz Felipe Scolari. Por esse motivo, a diretoria entende que este é o momento oportuno para tomar essa decisão. Após três dias de folga, o time se apresenta na Cidade do Galo nesta quarta-feira, quando Felipão conversará com a diretoria para acertar os detalhes da saída, que incluem uma multa equivalente a três meses de trabalho.

A última partida de Scolari pelo Atlético foi no domingo (17), quando o time foi derrotado pelo América por 2 a 1, no Independência, em Belo Horizonte, pela semifinal do Campeonato Mineiro. Apesar da derrota, o Galo avançou para a final, onde enfrentará o arquirrival Cruzeiro. Os jogos estão marcados para 30 de março, na Arena MRV, e 7 de abril, no Mineirão.

Além dos resultados dentro de campo, a relação de Scolari com a torcida e a imprensa também foi um ponto crucial na decisão da diretoria. Segundo apurações do ge, a cúpula alvinegra não percebeu esforços do treinador para melhorar essa relação. Incidentes, como xingamentos a torcedores e críticas públicas, contribuíram para o desgaste. Desde junho de 2023, quando foi anunciado, Felipão comandou o Atlético em 41 partidas, conquistando 19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.

O início da temporada atual também não foi promissor, com desempenho aquém do esperado e declarações controversas. Em 10 jogos disputados em 2024, o time obteve cinco vitórias, três derrotas e dois empates.

Atlético-MG em 2024

O Atlético-MG encara o ano de 2024 com grandes desafios pela frente, incluindo a disputa do Campeonato Mineiro, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Em 2023, sob o comando de Felipão, o Galo alcançou o terceiro lugar no Brasileirão, mostrando um desempenho sólido ao longo da temporada.

O principal objetivo do clube em 2024 é a Copa Libertadores, onde buscará deixar sua marca desde o início. A estreia na competição será contra o Caracas, da Venezuela, em um jogo marcado para 4 de abril, no Estádio Olímpico UCV, em Caracas.

Além da Libertadores, o Atlético-MG também terá pela frente o Campeonato Brasileiro, onde buscará conquistar o título nacional, e a Copa do Brasil, visando adicionar mais um troféu à sua coleção de conquistas.

No que diz respeito ao Campeonato Brasileiro, o Galo enfrentará o Corinthians em seu primeiro compromisso, que será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, em 13, 14 ou 15 de abril.

Carreira do Felipão

Felipão, o experiente treinador que assumiu o comando do Atlético-MG, possui uma vasta trajetória no mundo do futebol. Antes de chegar ao Galo, ele atuou como diretor técnico no Athletico-PR a partir do final de 2022. Sua carreira como treinador teve início em 1982 e inclui passagens por diversos clubes nacionais e internacionais, como Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, e também pela Seleção Brasileira.

Destaque para sua marcante conquista da Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, à frente da Seleção Brasileira. Ao longo de sua carreira, Felipão acumulou uma impressionante lista de títulos, incluindo duas Copas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, uma Copa das Confederações e uma Champions League da Ásia.

Leia mais: Felipão celebra vitória “esse América é uma pedra no nosso sapato”

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.