Bahia: Arias vira referência na lateral e chega a cinco jogos completos

Lateral se tornou um dos grandes titulares de Rogério Ceni

A boa fase do Bahia, sem perder há quatro partidas nesta temporada, passa pela estabilidade da lateral direita. Santiago Arias se firmou na posição.

O jogador, inclusive, completou o quinto jogo completo seguido na vitória sobre o Criciúma, pelo duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Destaque do Bahia

O atleta colombiano ainda foi decisivo para o resultado positivo do Tricolor, com assistência para o gol marcado por Thaciano. Arias também teve atuação destacada do ponto de vista defensivo e ajudou o Bahia a passar o segundo jogo seguido sem sofrer gol.

“Muito importante esse triunfo, jogo de copa, importante a vantagem de 1 a 0. Seguir fazendo nosso trabalho. Isso é o importante”, disse o lateral.

Brincadeira do Bahia

A presença de Arias em mais um jogo completo rendeu uma brincadeira do próprio Bahia nas redes sociais, logo após a partida. O lateral garantiu, inclusive, que estava pronto para atuar por mais 90 minutos pelo Tricolor.

“O homem quer jogo, pai! 😜 Dá pra jogar mais 90 minutos amanhã, @santiagoarias13?! O Spider tá on!”, escreveu o perfil do clube no X (antigo Twitter).

Lateral ultrapassou números de Gilberto

O jogo completo contra o Criciúma colocou Arias à frente de Gilberto em minutos pelo Bahia em 2024. O lateral-direito colombiano chegou a 1.071 minutos, enquanto o camisa 2 soma 30 a menos. Cicinho, que também atuou no setor, tem 576 minutos.

Arias tem 13 partidas pelo Esquadrão no total, com um gol e duas assistências, além de oito vitórias, três empates e duas derrotas. Como titular, o colombiano esteve em campo em 12 ocasiões.

Entre os atletas de defesa, mas sem levar em conta os goleiros, Arias só não tem mais minutos que Kanu, Gabriel Xavier e Cuesta, que são os três mais escalados pelo técnico Rogério Ceni para o miolo de zaga do Bahia.

Opções em anos anteriores

O Bahia viveu vários momentos de instabilidade na lateral direita no ano passado. Na ocasião, o atacante Jacaré chegou a ser improvisado na função no início do Brasileirão. Gilberto foi contratado para sanar o problema, mas oscilou. Também contratado naquela temporada, Cicinho era um dos jogadores mais criticados pela torcida.

Nesta temporada, Cicinho melhorou, mas não a ponto de ser titular. Gilberto voltou a oscilar e abriu espaço para Arias conquistar a posição e se firmar. O erro que resultou em gol adversário na vitória do Bahia sobre o Fluminense, inclusive, não gerou críticas contundentes da torcida.

Os jogos de Arias

Abaixo, os confrontos em que o lateral esteve em campo ao longo dos 90 minutos completos:

  1. Internacional 2 x 1 Bahia, em 13 de abril – Jogo da 1ª rodada Campeonato Brasileiro
  2. Bahia 2 x 1 Fluminense, em 16 de abril – Jogo da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
  3. Vitória 2 x 2 Bahia, em 21 de abril – Jogo da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
  4. Bahia 1 x 0 Grêmio, em 27 de abril – Jogo da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
  5. Bahia 1 x 0 Criciúma, em 30 de abril – Jogo de ida terceira fase da Copa do Brasil

A próxima chance de Arias atuar por mais 90 minutos com a camisa do Bahia será neste domingo (5), quando o Tricolor visita o Botafogo, às 18h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.