Atalanta: Conheça Lookman, atacante que garantiu título da Liga Europa

Jogador anotou um hat-trick contra o Bayer Leverkusen

O título mais importante da história da Atalanta tem um rosto. Ademola Lookman, atacante de 26 anos, brilhou ao marcar os três gols da vitória por 3 a 0 contra o até então imbatível Bayer Leverkusen, tornando-se o herói da conquista da Liga Europa. O nigeriano entrou para a história como o primeiro jogador a anotar um hat-trick na decisão do torneio.

Não só isso. Lookman entra para um seleto grupo de jogadores na história do futebol ao se tornar apenas o quarto jogador a marcar três gols em uma final de competição europeia.

O recorde de Lookman

Antes dele, apenas Puskás e Di Stéfano, ambos pelo Real Madrid, alcançaram esse feito na final da Copa dos Campeões Europeus (atual Champions League) de 1960, contra o Eintracht Frankfurt.

Além disso, Pierino Prati, pelo Milan, também marcou três gols na final contra o Ajax, em 1969, na mesma competição. Puskás ainda fez outro hat-trick na final de 1962, contra o Benfica.

Exemplo

Lookman é mais um exemplo da diáspora africana. Seus pais são nigerianos que migraram para a Inglaterra, e ele nasceu em Londres.

Sua carreira teve início no Charlton Athletic, e ele representou as seleções de base da Inglaterra. Foi titular da equipe inglesa na conquista do título Mundial Sub-20 de 2017, contribuindo com três gols durante a campanha.

Desde cedo, Lookman já demonstrava seu talento no futebol, com destaque na Championship de 2015/16, a Segunda Divisão inglesa, marcando cinco gols em sua primeira temporada como profissional. No ano seguinte, transferiu-se para o Everton e chegou a marcar um gol na Premier League.

Destaque no Fulham

Após passagens por diversos clubes, Lookman encontrou destaque no Fulham na temporada 2020/21. Com quatro gols e quatro assistências em 35 jogos pela equipe londrina, seu desempenho chamou a atenção do Leicester City, onde atuou por um ano emprestado.

Na temporada 2021/22, Lookman teve um desempenho notável, contribuindo com oito gols e seis assistências pela equipe campeã da Premier League de 2015/16.

Nesse período, o atacante e ponta esquerda tomou a decisão de defender o país de seus pais, após ser consultado pela Federação Nigeriana. Sua estreia na seleção africana ocorreu em março de 2022.

A chegada à Atalanta

Naquele ano, Lookman chegou à Atalanta. O clube italiano pagou 9,3 milhões de euros ao RB Leipzig, metade do valor desembolsado pelo clube alemão pelo nigeriano.

Na Itália, o atacante encontrou seu espaço e começou a ter maior protagonismo sob o comando de Gian Piero Gasperini. O próprio treinador ressalta isso.

“Tínhamos um técnico sênior que trabalhou no Leicester e vimos a oportunidade de trazê-lo do Everton. Ele não foi excessivamente prolífico na Inglaterra. Eu dei a ele um papel mais ofensivo. Esta noite ele conseguiu algo que permanecerá nos anais da história do futebol: um impressionante hat-trick”, relembrou Gasperini após a final.

O jogador também falou sobre a sua chegada no clube:

“Já joguei muito futebol e aprendi muitas coisas neste tempo aqui (na Atalanta). Gostaria que tivesse acontecido mais cedo, mas às vezes é assim que o futebol é, e é um processo de aprendizagem contínua. Ao longo dos anos, a Atalanta tem sido conhecida por jogar um futebol ofensivo, então entrar neste estilo de jogo positivo é ótimo para mim como atacante.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.