Árbitros se revoltam contra Hulk do Atlético-MG: Atacante dispara insultos e desafia autoridade em campo

A fala recente de Hulk sobre o desempenho do árbitro Filipe Fernandes de Lima não foi bem recebida pela comunidade de arbitragem. O Sindicato dos Árbitros de Minas Gerais emitiu uma nota nesta quarta-feira, expressando repúdio às palavras do atacante do Atlético-MG.

Sindicatos x Hulk

Hulk x Sindicato dos Árbitros MG
Foto: Pedro Souza/Atlético

Para o sindicato, as declarações de Hulk representaram um ataque à integridade moral do árbitro. Segundo a entidade, a prática de ignorar a autoridade do árbitro durante uma reclamação é algo que vem sendo desencorajado pelas comissões de arbitragem em todo o Brasil. Isso é feito inclusive para proteger os próprios jogadores, já que reclamações excessivas podem resultar em advertências por cartão amarelo.

O Sindicato dos Árbitros de Minas Gerais também destacou em sua nota que as reclamações após as partidas muitas vezes são uma tentativa de desviar responsabilidades.

“Não é aceitável que a arbitragem seja usada como desculpa para justificar o desempenho ruim do time após os jogos, nem que seja transformada em plataforma para jogadores, técnicos e dirigentes desabafarem suas frustrações” – Sindicato dos Árbitros de Minas Gerais

Falas polêmicas

Durante a entrevista na zona mista da Arena MRV, após o empate por 2 a 2 no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, Hulk expressou sua insatisfação com o árbitro.

“Não concordei com a marcação da falta e não esperava receber cartão amarelo. Eu disse a eles que não estava criticando o trabalho deles, se foi bom ou ruim. Minha reclamação é sobre a postura dele em relação aos jogadores. Ele foi muito rude; tentamos falar com ele de forma respeitosa, mas ele simplesmente nos ignorou” – disse Hulk na zona mista do estádio.


Confira na íntegra nota oficial do sindicato dos Árbitros:

 

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Minas Gerais (SAMG) vem a público repudiar declarações como a do jogador do Clube Atlético Mineiro, Senhor Givanildo Vieira de Sousa “Hulk”. Em coletiva, após o jogo de sábado (30/03/2024) entre Atlético e Cruzeiro, o “Hulk” chamou o árbitro Felipe Fernandes de Lima de boçal, ofendendo a sua honra e moral, tendo em vista que o termo boçal é utilizado para xingar uma pessoa de IMBECIL, IGNORANTE, ARROGANTE. Um boçal demonstra uma pessoa sem inteligência e educação em suas ações.


A título de informação, a orientação de que, em certos momentos do jogo, o árbitro deve “dar as costas e seguir com o jogo”, vem de comissões de arbitragens competentes de todo Brasil. Isso ocorre até mesmo no sentido de preservar os atletas, visto que as reclamações excessivas são passíveis de cartão amarelo.

O SAMG defende e acredita veementemente na boa conduta, caráter e qualificação de seus árbitros que passam por rigorosos testes físicos, apresentação de documentos e certidões, avaliações de rendimento entre outras exigências para exercer a profissão com excelência e alto rendimento. Portanto, apresentam requisitos suficientes para trabalhar em qualquer partida de futebol em Minas Gerais, Brasil e em outros países.


A arbitragem não pode mais ser usada para transferir responsabilidades e nem justificar o baixo rendimento do clube após os jogos, nem tampouco ser palanque para jogadores, técnicos e dirigentes descarregarem suas frustrações.
Ofensas, Calúnias, Difamação, Injúria, Racismo não cabem mais hoje em dia na sociedade, muito menos no futebol, o esporte mais democrático do Brasil.

Leia mais: Hulk tem CONTRATO renovado até 2026, torcida atleticana faz festa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.