Ednaldo Rodrigues toma importante decisão sobre paralisação do Brasileirão
Presidente da CBF falou sobre um possível adiamento do Campeonato Brasileiro
Ednaldo Rodrigues garantiu que respeitará a decisão dos clubes sobre a Paralisação do Campeonato Brasileiro. Até o momento, 11 times da Série A são favoráveis ao adiamento do Brasileirão devido a situação calamitosa do Rio Grande do Sul. O mandatário no entanto, alertou no entanto que a decisão não será tão simples e pode acarretar em graves consequências.
No que a paralisação do Brasileirão pode acarretar?
Esta foi a primeira vez em que Ednaldo Rodrigues falou após os clubes da Liga Forte União se manifestarem a favor da suspensão do campeonato devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Em entrevista para o site GE, o mandatário se mostrou aberto a acatar a decisão dos clubes, mas alertou sobre o calendário apertado.
“Temos um calendário difícil, e a paralisação pode tornar tudo ainda mais difícil”, disse.
O presidente afirmou que as decisões serão tomadas no dia 27 de maio pelo Conselho Técnico. Ednaldo está em Bangkok, Tailândia para participar do congresso da FIFA.
Ednaldo Rodrigues explica sobre a paralisação do Campeonato Brasileiro
O presidente comentou como a suspensão do Brasileirão pode afetar o calendário dos clubes, citando até competições continentais. Porém, novamente se disse aberto a atender a maioria e prestou solidariedade ao estado do Rio Grande do Sul.
“Primeiro, reitero sempre a nossa solidariedade a todo o povo do Rio Grande do Sul, por tudo o que está passando. Sobre o pedido de paralisação, é interessante que possamos ouvir todos os clubes para definir.
Isso envolve calendário, classificação para as competições sul-americanas e até a Intercontinental, caso um clube brasileiro ganhe a Libertadores. Não é tão fácil assim. Mas somos todos democráticos.
Depois de colocar todos esses pontos para que eles definam, não tenho como ficar contrário [aos clubes] porque nossa gestão é democrática. Vamos mostrar o contraditório dessa paralisação, mas vamos respeitar a decisão dos clubes”, iniciou.
Quando questionado se a CBF teria uma posição sobre a paralisação, o Ednaldo Rodrigues citou o planejamento dos campeonatos, e disse que uma pausa afeta “toda a cadeia do futebol”.
“Quando a gente constrói uma competição, a gente reúne o Conselho Técnico e ali se decide início, término, quem ascende e quem rebaixa. A CBF tem a prerrogativa de fazer o adiamento [de jogos]. Porém, uma paralisação atinge por completo toda a cadeia produtiva do futebol. E aí é interessante que a CBF não tenha uma decisão monocrática, mas sim democrática. Nós sempre temos feito assim”, concluiu Ednaldo Rodrigues.