Crise Financeira: Corinthians Atrasa Pagamentos de Direitos e Comissões
Diante de obstáculos financeiros, o Corinthians enfrenta atrasos no desembolso de honorários por direitos de imagem aos atletas e ao treinador António Oliveira, bem como em prêmios de assinatura de contrato e comissões a intermediários.
Resposta do clube
Representantes da gestão corinthiana corroboraram a demora ao portal ge, contudo salientaram que os honorários de imagem expiraram no último dia de trinta do mês anterior, implicando um atraso de apenas oito dias. Informantes consultados pela mídia, entretanto, afirmam a existência de um débito de no mínimo dois meses.
O clube justifica que alguns recibos foram emitidos de maneira inadequada, resultando na obstrução do processo de pagamento. A situação de inadimplência foi inicialmente veiculada pelo veículo “Meu Timão”.
Entenda a dívida
Os honorários por direitos de imagem são parte integrante da compensação dos atletas, variando individualmente em relação à receita total mensal. Os salários formais estão em dia.
Mais casos de atrasos no Corinthians
Em março, ao antecipar a receita proveniente da transferência de Moscardo para o PSG, o Corinthians regularizou aproximadamente R$ 20 milhões em direitos de imagem com os jogadores do elenco atual. A diretoria percebe este ato, juntamente com o diálogo contínuo com os jogadores, como uma forma de ganhar o respeito do grupo. No entanto, a comissão técnica alvinegra expressa desconforto com a situação e busca evitar que os atrasos impactem o desempenho da equipe.
O último balanço financeiro divulgado pelo clube, referente a janeiro deste ano, revela uma dívida de R$ 121,6 milhões em direitos de imagem. Quanto aos débitos com empresários, o Corinthians está trabalhando para resolvê-los, porém, outras obrigações têm prioridade, como os pagamentos aos jogadores. Recentemente, o clube foi alvo de processos judiciais por dívidas milionárias com os agentes André Cury e Carlos Leite.
O comando corinthiano percebe que, mediante essa atitude e interação frequente com o elenco, conquistou o apreço dos atletas. Não obstante, a equipe técnica do Timão demonstra desconforto com a situação e busca prevenir que os atrasos prejudiquem o rendimento do time.
Pendências com outros jogadores
Ademais, a diretoria está em processo de solucionar as pendências financeiras com ex-jogadores que deixaram o clube. Situações como as de Gil, Giuliano, Renato Augusto e Rojas, este último acionando o Corinthians na Fifa, estão sendo tratadas. Contudo, o clube planeja utilizar os recursos provenientes da transferência de Murillo para o Nottingham Forest (ING) para resolver essas questões.
Leia mais: Corinthians: Melo fala sobre demissão de Rubão e cita positividade