Calleri em Busca do Título de Maior Artilheiro Estrangeiro do São Paulo na Libertadores
Depois de ficar de fora do primeiro jogo da Conmebol Libertadores, Jonathan Calleri está pronto para começar sua busca rumo ao título de maior artilheiro estrangeiro do São Paulo no torneio continental. O atacante argentino está apenas um gol atrás da marca histórica estabelecida pelo lendário craque uruguaio Pedro Rocha.
Calleri e Libertadores
Calleri deixou sua marca no São Paulo durante sua única participação pelo clube em 2016, marcando nove gols e se destacando como um dos principais jogadores da equipe. Apesar da eliminação nas semifinais contra o Atlético Nacional, da Colômbia, naquele ano, ele se tornou o jogador com mais gols em uma única edição da Libertadores pelo Tricolor.
Na história do São Paulo na Libertadores, Calleri ocupa o segundo lugar entre os estrangeiros com mais gols, ficando apenas um gol atrás de Pedro Rocha. O uruguaio deixou sua marca dez vezes pelo clube, com três gols na edição de 1972 e sete na campanha de 1974, quando o São Paulo chegou à final, perdendo para o Independiente-ARG.
Busca Pelo Topo da Lista de Artilheiros do São Paulo na Libertadores
Enquanto Rogério Ceni e Luis Fabiano lideram a tabela de artilheiros do São Paulo na Libertadores com 14 gols cada, Calleri está determinado a conquistar seu lugar entre os grandes. Com 10 gols, Pedro Rocha está logo atrás, seguido por Palhinha e Muller, ambos com o mesmo número de gols.
No entanto, a situação de Calleri tem sido desafiadora. Afastado do time há um mês devido a dores causadas por um cisto na perna, o argentino acompanhou o São Paulo em sua viagem para Córdoba na semana passada, mas apenas como espectador. Ele já sabia que não estaria em condições de jogar.
Substituição
Enquanto isso, André Silva tem assumido o posto de Calleri nos últimos jogos, incluindo os confrontos contra o Novorizontino nas quartas de final do Paulista e contra o Talleres na Libertadores. Calleri, com três gols em 11 jogos, é o vice-artilheiro da equipe em 2024, atrás apenas de Luciano, que tem quatro gols.
Números do centroavante
A importância de Calleri para o São Paulo é inegável. Sem ele em campo, o time enfrentou dificuldades, conquistando apenas um triunfo em quatro jogos. Por outro lado, quando o argentino está presente, os resultados costumam ser melhores, com uma taxa de aproveitamento de 57,57%.
Por isso, a presença de Calleri nesta quarta-feira traz esperança para a torcida são-paulina. Mesmo com um desempenho abaixo do esperado, a sua participação pode ser decisiva para que o time conquiste a sua primeira vitória na Libertadores.
E o apoio da torcida não vai faltar. Com mais de 40 mil ingressos vendidos antecipadamente, o Morumbi estará lotado para receber o São Paulo após quase um mês, o que certamente dará um impulso extra à equipe.
Leia mais: São Paulo: Sem Calleri Média de Gols Despenca