São Paulo avança com vitória suada sobre o Ituano
Com pênalti no final, São Paulo avança para as quartas-de-final do Paulistão e Ituano é rebaixado
O São Paulo viveu momentos de tensão durante o confronto contra o Ituano, mas conseguiu garantir sua vaga nas quartas de final do Paulistão graças a um gol nos últimos segundos da partida. O gol de pênalti convertido por Lucas assegurou a vitória por 3 a 2 sobre o Ituano.
Os gols do São Paulo foram marcados por Ferreira, Luciano e Lucas, este último de pênalti, enquanto Zé Carlos balançou as redes duas vezes para o Ituano.
Classificação
Com a vitória, o São Paulo terminou a primeira fase na liderança do Grupo D e enfrentará o Novorizontino nas quartas de final. Apesar de ambos os times terem somado 22 pontos, o Tricolor obteve um saldo de gols superior, garantindo assim a posição mais alta na tabela.
Por outro lado, o Ituano teve um desempenho abaixo do esperado, somando apenas seis pontos ao longo da fase de grupos e sendo rebaixado para a Série A2. O Santo André, que venceu a Ponte Preta, também acabou rebaixado após a conclusão da rodada.
O Jogo
O confronto entre São Paulo e Ituano foi marcado por um primeiro tempo agitado, apesar das condições adversas do gramado encharcado devido às fortes chuvas. Ambas as equipes buscaram o gol, mas encontraram dificuldades para criar jogadas consistentes.
Os gols surgiram de forma rápida e mudaram o panorama do jogo. Aos 18 minutos, Ferreira abriu o placar para o São Paulo, porém, aos 26 minutos, Zé Carlos empatou para o Ituano. Nesse momento, o São Paulo estava sendo eliminado da próxima fase devido aos resultados de outros jogos. O alívio para os tricolores veio aos 34 minutos, quando Luciano recolocou o time na frente do placar.
No entanto, o São Paulo sofreu um revés ao levar um gol nos minutos finais. A equipe comandada por Thiago Carpini trabalhou a bola no campo do Ituano e acabou sofrendo o empate de Zé Carlos, aos 44 minutos. Aos 52 minutos, no entanto, Lucas converteu um pênalti sofrido por Juan após consulta ao VAR pelo árbitro Raphael Claus, garantindo assim a vitória e a classificação do São Paulo para as quartas de final do campeonato.
Gols e Destaques
O embate entre São Paulo e Ituano proporcionou um início de jogo disputado, com ambos os goleiros atentos às investidas adversárias. Logo aos três minutos, o São Paulo teve uma oportunidade clara com Ferreira, que foi bloqueada por Jefferson Paulino. A resposta do Ituano veio aos 13 minutos, com Rafael salvando um cabeceio perigoso de Thonny Anderson.
O placar foi inaugurado aos 18 minutos, quando Igor Vinícius cobrou um escanteio, Calleri subiu mais alto que a defesa e cabeceou para Ferreira, que, com um belo peixinho, colocou o São Paulo à frente.
No entanto, o Ituano empatou aos 26 minutos, quando Vinicius Paiva cruzou na medida para Zé Carlos, que cabeceou sem chances para Rafael.
O São Paulo reassumiu a liderança aos 34 minutos, após Luciano aproveitar uma sobra na área e balançar as redes, aproveitando o cruzamento rasteiro de Igor Vinicius.
Na segunda etapa, o São Paulo criou novas oportunidades, com Juan sendo parado duas vezes por Jefferson Paulino. O Ituano assustou perto do fim do jogo, com José Aldo e João Vialle exigindo boas defesas de Rafael.
No entanto, aos 40 minutos, Zé Carlos empatou novamente para o Ituano, com um chute desviado.
A vitória decisiva do São Paulo veio nos acréscimos, com Lucas Moura convertendo um pênalti e colocando o São Paulo na frente mais uma vez, garantindo assim a vitória e a classificação para a próxima fase do campeonato.
Ituano 2 x 3 São Paulo
Competição: 12ª rodada do Campeonato Paulista – Série A1 2024
Data e hora: 10 de março de 2024, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior – Itu (SP)
Público: 42.608
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Thonny Anderson (Ituano); Diego Costa (SPFC)
Cartões vermelhos: Bruno Alves (Ituano)
Gols: Ferreira (aos 18 minutos do primeiro tempo), Zé Carlos (aos 26 minutos do primeiro tempo e aos 44 do segundo), Luciano (aos 34 minutos do primeiro tempo) e Lucas (aos 52 do segundo tempo)
São Paulo: Rafael; Igor Vinicius (Rafinha), Ferraresi, Arboleda e Welington; Bobadilla (Michel Araújo), Alisson e Lucas; Luciano (Diego Costa), Ferreira (James Rodríguez) e Calleri (Juan). Técnico: Thiago Carpini.
Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Léo Oliveira (Bruno Alves), Marcel e Marlon; Vitão (Salatiel), Miquéias e Person (João Vialle); Vinicius Paiva (José Aldo), Zé Carlos e Thonny Anderson (Pablo Diogo). Técnico: Alberto Valentim