Libertadores 2023: Conmebol define árbitro da final

Fluminense e Boca Juniors terá o árbitro Wilmar Roldán apitando a final da Libertadores 2023.

Libertadores
Libertadores – Imagem: Conmebol – Reprodução.

 

Libertadores já tem o árbitro da final. Conmebol anunciou nesta quarta-feira (25) a equipe de arbitragem que estará à frente do jogo entre Boca Juniors e Fluminense, na final da Libertadores. O colombiano Wilmar Roldán, de 43 anos, foi o escolhido para comandar a partida. Roldán é um árbitro experiente em competições continentais e já apitou três decisões de Libertadores nos anos de 2012 a 2014.

https://www.conmebol.com/pt-br/

[saswp_tiny_multiple_faq headline-0=”h2″ question-0=”Finais de Libertadores de Roldán” answer-0=”” image-0=”” count=”1″ html=”true”]

Entre essas finais, Roldán foi o árbitro do jogo em que o Corinthians venceu o Boca Juniors no Pacaembu, em 2012. Além disso, ele também esteve à frente da partida decisiva entre Atlético-MG e Olimpia, que resultou na vitória do Galo em 2013. Em 2014, Roldán apitou o primeiro jogo da final entre Nacional e San Lorenzo.

Em entrevista a um canal colombiano nesta quarta-feira, Roldan declarou:

“Tem que entrar como um domador de leões”

 

A equipe de arbitragem que acompanhará Roldán na final da Libertadores inclui os bandeirinhas Alexander Guzmán e Dionisio Ruiz, com o quarto árbitro Andrés Rojas, completando o quarteto colombiano. A equipe do VAR será composta pelos chilenos Juan Lara e Ángelo Hermosilla.

Confere a lista:

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)

Assistente 1: Alexander Guzman (COL)

Assistente 2: Dionísio Ruiz (COL)

4º árbitro: Andres Rojas (COL)

5º árbitro: Wilmar Navarro (COL)

VAR: Juan Lara (CHI)

VAR 1: Ângelo Hermosilla (CHI)

VAR 2: Edson Cisternas (CHI)

VAR 3: Jhon Ospina (CHI)

 

[saswp_tiny_multiple_faq headline-0=”h2″ question-0=”Libertadores 2023 e Roldán ” answer-0=”” image-0=”” count=”1″ html=”true”]

Nesta edição da Libertadores, Wilmar Roldán já apitou 10 partidas, incluindo três que envolveram os finalistas, como o confronto entre Boca Juniors e Palmeiras na semifinal. No total, Roldán comandou 42 jogos este ano, incluindo competições nacionais e internacionais. Ele mostrou 204 cartões amarelos, uma média de 4,85 por jogo, e expulsou 11 jogadores. Também assinalou 10 pênaltis.

Não é a primeira vez que Roldán arbitra um jogo do Fluminense nesta edição da Libertadores. Ele esteve à frente da estreia do Tricolor contra o Sporting Cristal e também apitou o duelo contra o River Plate.

Wilmar Roldán é árbitro Fifa e tem um extenso currículo, incluindo duas Copas do Mundo (2014 e 2018), três finais de Libertadores, duas finais de Sul-Americana (2017 e 2022) e a final da Copa América de 2015.

[saswp_tiny_multiple_faq headline-0=”h2″ question-0=”Velho conhecido do Fluminense” answer-0=”” image-0=”” count=”1″ html=”true”]

No entanto, Roldán não é estranho a polêmicas. Os torcedores do Fluminense ficaram insatisfeitos com uma decisão do árbitro no jogo contra o Sporting Cristal, na estreia da Libertadores de 2023, quando ele não marcou um pênalti para o Tricolor.

Além disso, Roldán apitou um jogo histórico do Fluminense em 2011, quando o time precisava vencer o Argentinos Juniors por dois gols de diferença para se classificar e conseguiu essa vitória heroica. No entanto, após o apito final, ocorreu uma pancadaria entre os jogadores argentinos e brasileiros.

O confronto entre Boca Juniors e Fluminense na final da Libertadores acontece no dia 4 de novembro, no Maracanã. Apita o jogo dessa final inédita, Wilmar Roldan da Colômbia.

Veja também: Final da Libertadores: 100 mil Argentinos no Rio de Janeiro

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.