Jael, O CRUEL, é anunciado em novo clube e SURPREENDE com decisão
O ex-Grêmio chega em seu terceiro clube de Santa Catarina
Um dos principais nomes do Grêmio de 2017 era o de Jael, o “Cruel”. O jogador estava na lista dos atletas que conquistaram a Copa Libertadores da América, assim como a Copa do Brasil.
Após a sua saída do Grêmio, em 2019, o atacante vem atuando em clubes das segundas e terceiras divisões do futebol brasileiro. Aos 34 anos, ele acertou sua ida para um clube de Santa Catarina. Ele chega para ajudar a situação do time na Série B.
Novo clube
Nesta quinta-feira (14), Jael foi anunciado como o novo reforço do Avaí. O atleta, conhecido por sua experiência no futebol, acertou o vínculo definitivo até o dia 15 de dezembro de 2023. Ele disputará o restante do Brasileirão Série B desta temporada, além da Copa Santa Catarina.
Na Série do Campeonato Brasileiro, o Leão da Ilha está em uma situação delicada. O clube aparece na 15ª colocação, com 30 pontos somados – três a menos que a Chapecoense, a primeira na zona de rebaixamento. São sete vitórias, nove empates e 11 derrotas na campanha.
Enquanto isso, na Copa Santa Catarina, o Avaí vem tendo um bom começo. São duas partidas disputadas, com uma vitória e um empate. Com isso, o clube aparece na 3ª posição, com quatro tentos.
🦁📝JAEL É DO LEÃO!#NovoReforçoDoLeão#UmPorTodosTodosPorUm pic.twitter.com/bycobem5oS
— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) September 14, 2023
Experiência em Santa Catarina
Jael, o Cruel, já tem uma longa experiência no futebol catarinense. Afinal, o Avaí será o terceiro clube do jogador no estado. Aos 34 anos, ele foi formado nas categorias de base do Criciúma. Além disso, ele também teve passagem pelo Joinville.
Inclusive, nos tempos em que atuou pelo JEC, Jael aproveitou para dar uma alfinetada no rival. Tudo aconteceu durante o acesso do Leão da Ilha para a Série A de 2015. Na ocasião, o Joinville havia sido campeão da Série B na temporada anterior, enquanto o Avaí garantiu o acesso na última rodada.
Diante da situação, Jael ‘brincou’ com a classificação ‘atrasada’ dos rivais. “A comemoração não para! #Deusnocontrole #pracimadelesJEC #familiaJEC #avisaamanezadaqueeusoucampeão #JECcampeãoBrasileiroSerieB2014”, escreveu o atacante nas redes sociais.
Carreira de Jael
O atacante começou a sua carreira no Cuiabá. Ainda no sub-20, ele passou por Fortaleza e Criciúma. Neste último, subiu para o profissional e começou a chamar atenção. Em 2008, fez 40 jogos pelo time, onde anotou 12 gols. Ainda naquele ano, atuou em 15 partidas pelo Atlético-MG. Saiu do Galo com dois tentos anotados.
Por empréstimo, passou pelo Brasa FC e e acabou sendo emprestado Kalmar FF (SUE). No Bahia, teve grande destaque, com 29 jogos e 15 gols. Passou tam bém pela Portuguesa, Flamengo e Sport. Em 2012, foi para a Coréia do Sul, onde jogou pelo Seongnam IC. De volta ao Brasil, atuou pelo São Caetano e Joinville. No clube catarinense foram 38 jogos e 18 tentos.
Em 2015, Jael foi para a China, onde atuou pelo Chongqing Dangdai. Ao todo, são 19 jogos e três gols. Em 2017, chegou ao Grêmio, onde ficou por três temporadas. Foram 67 jogos, 14 gols e 11 assistências. Ele foi vendido ao FC Tokyo e, depois de duas temporadas, emprestado ao Matsumoto Yamaga, ambos do Japão. Em 2020, chegou ao Ceará, onde ficou por três temporadas.
Antes da sua chegada ao Avaí, Jael estava no Náutico, onde disputou a Série C do Campeonato Brasil. Ao todo, foram 12 jogos disputados, com três gols marcados. Ele também entrou em campo na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e no Campeonato Pernambucano – onde, também saiu com quatro tentos anotados.