Zubeldía cita parte tática do São Paulo e revela procura por reforços
Treinador argentino foi apresentado no último sábado (20)
Nesta segunda-feira (22), o argentino Luis Zubeldía foi apresentado oficialmente como o novo treinador do São Paulo. O comandante foi anunciado no sábado (20), após a demissão de Thiago Carpini.
Durante a coletiva de imprensa, o treinador citou sobre a possibilidade do uso da base do Tricolor, assim como a busca por novos reforços no clube paulista.
A parte tática de Zubeldía
Questionado sobre a sua parte tática no São Paulo, o treinador destacou que tudo será de acordo com a sua adaptação ao clube:
“Certos princípios de jogo, com bola ou não, vamos respeitar desde a primeira partida. Depois, há uma adaptação da minha parte, dia a dia, onde tem a ver com o modelo de jogo, com Brasileirão, Libertadores, que é diferente, Copa do Brasil… Há lesões, juvenis que estão no plantel… Vamos nos adaptar rapidamente.”
“Creio que há certos princípios táticos que para nós são adaptáveis a qualquer contexto. Um dos pilares é a disciplina, a comunicação, para chegar onde queremos. Não é tão complexo. São conceitos de jogo que se podem adquirir rapidamente”, disse o treinador.
De acordo com ele, é preciso pensar de forma inteligente:
“Sem bola, é importante ter as três alturas do campo, dos movimentos, para que a equipe seja organizada, de maneira inteligente. Com bola, com o tempo, vamos aprender a fazer ataques não tão verticais, dar uma pausa para a equipe trabalhar mais compacta depois de uma sequência de passes. Isso vim aprendendo nas ligas em que trabalhei. A minha maneira de sentir o que se respeita à fase com bola, o melhor é saber manejar o tempo. Se janela se abre ou se faz com paciência.”
O uso da base
Em relação ao uso da base do São Paulo, o treinador destacou que deu uma sondada nas idades e apontou que a equipe titula é bastante jovem:
“Tive vendo a idade dos jogadores do elenco, está bem equilibrado. É uma equipe jovem. Antes de jogar com o Barcelona tenho três treinos, dois aqui e um lá. Cada sessão nos dá informação. Para mim todas são importantes, cada minuto me dá informação dos mais jovens. Eu treino muitos jovens. Dependendo do que eu vejo, do que eu preciso, tomaremos decisões.”
Novos reforços
O treinador citou a procura por novos reforços. “Hoje é inoportuno falar do que falta. Não conhece o elenco na totalidade. Tenho conhecimento anterior pelo que vi, mas vou terminar de conhecer no dia a dia”, destacou.
“O elenco está bem formado e, a partir daí, os jogadores têm que fazer sua parte, o corpo técnico e a diretoria também. Mas me parece que o elenco está bem e, por isso, assumi o compromisso”, apontou Zubeldía.
As primeiras impressões sobre o futebol brasileiro
Por fim, o treinador foi questionado sobre a sua primeira impressão de que está assistindo no futebol brasileiro:
“A técnica, creio que o profissionalismo é mais forte do que pensam todos. Falo com muitos treinadores do Brasil e todos elogiam o profissionalismo e a estrutura dos clubes. É bom para o jogador continuar evoluindo. Eu, como treinador, foco na técnica. Técnica, mais esse profissionalismo, podem render coisas muito positivas.”