Xavi é demitido do Barcelona
O técnico foi comunicado da decisão pelo presidente do clube
Nesta sexta-feira (24), o Barcelona anunciou a demissão de Xavi do cargo de treinador. O técnico e ex-jogador do time havia pensado em sair, mas voltou atrás e concordou em permanecer no cargo até o final de seu contrato até 2025. No entanto, agora deixa a equipe por decisão da diretoria
Fim da linha para Xavi
A decisão foi tomada após reunião com o treinador, na tarde desta sexta-feira (24). De acordo com o clube, além de Laporta, participaram da reunião o diretor esportivo Deco, o vice-presidente Rafa Yuste e os auxiliares de Xavi, Òscar Hernández, irmão do ex-jogador, e Sergio Alegre.
O treinador comandará a equipe pela última vez neste domingo, contra o Sevilla, fora de casa, pela última rodada do Campeonato Espanhol. Há cerca de um mês, em entrevista coletiva ao lado de Joan Laporta e Deco, Xavi disse ter deixado para trás a decisão de sair do clube ao fim da temporada.
No entanto, agora por decisão da diretoria, Xavi deixa o Barcelona. Confira o comunicado emitido pelo clube.
“O presidente do Barcelona, Joan Laporta, anunciou nesta tarde a Xavi Hernández que não continuará como técnico do time principal na temporada 2024/25. O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo”, comunicado emitido pelo clube.
Por que Xavi foi demitido do Barcelona
O principal fator foi a falta de títulos, na temporada 2023/24, o time catalão passou totalmente em branco. Apesar do vice-campeonato da LaLiga assegurado no último domingo, após a vitória por 3 a 0 diante do Rayo Vallecano. As expectativas da diretoria não foram atendidas.
Além do vice do Campeonato Espanhol, o Barcelona caiu nas quartas de final da Liga dos Campeões e da Copa do Rey.
Outro ponto que esquentou a relação foi a crise financeira pela qual o clube atravessa. De acordo com o portal The Athletic, da Inglaterra, o clube precisa cobrir um rombo de 130 milhões de euros (R$ 724 milhões) nas contas para voltar a realizar contratações.
Xavi comentou publicamente que o Barcelona terá dificuldades para contratar reforços para a próxima temporada, e a afirmação desagradou o presidente do clube.
O adeus para um ídolo dentro e fora de campo
Em sua passagem como treinador, Xavi comandou o Barcelona em 141 jogos, com aproveitamento de 68,7%. Ele esteve à frente do time nas conquistas do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha em 2022/23, os primeiros títulos do Barça na era pós-Messi.
O ídolo da equipe catalã fará sua despedida neste domingo (26) contra o Sevilla. A partida é válida pela 38ª rodada do Campeonato Espanhol e será disputada no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, às 16 horas (horário de Brasília).