Vinícius Júnior é o único brasileiro a ser indicado à Bola de Ouro 2023

Vinícius Júnior foi o único brasileiro indicado à Bola de Ouro de 2023. O craque brasileiro Neymar Jr ficou de fora da disputa pelo segundo ano consecutivo. Confira, a seguir, mais informações. 

Vinícius Júnior é indicado à Bola de Ouro 

Na última quarta-feira, 06 de setembro de 2023, a revista France Football divulgou todos os jogadores indicados à Bola de Ouro. Entretanto, pelo segundo ano consecutivo, Neymar Jr ficou de fora. 

Além disso, o único brasileiro indicado é Vinícius Júnior, craque do Real Madrid e cria do Flamengo. A premiação acontecerá no dia 30 de outro, coroando o melhor jogador da temporada 22/23. 

Em termos gerais, a cerimônia conta com mais categorias, são elas: Yashin (o qual concede o título de melhor goleiro da temporada); Kopa (premia o jogador sub-21); e Clube do Ano (premia o time mais vitorioso); Gerd Müller (jogador com mais gols); e Sócrates (reconhecimento dos jogadores nas causas sociais. 

Vinícius Júnior é o único brasileiro a ser indicado à Bola de Ouro 2023
Vinícius Júnior é o único brasileiro a ser indicado à Bola de Ouro 2023 – Imagem: Rodolfo Buhrer – Reprodução.

Neymar fora pelo segundo ano 

Esse é o segundo ano consecutivo que Neymar Jr fica de fora da indicação da Bola de Ouro. Além disso, pela primeira vez em 20 anos, Cristiano Ronaldo também ficou de fora das indicações. 

Por outro lado, Messi voltou aos 30 finalistas, e é um dos grandes favoritos para levar mais uma bola de ouro. A indicação foi fruto da Copa do Mundo do Catar, já que o jogador contribuiu diretamente no título da Argentina. 

Além disso, Haaland também entrou para a disputa como favorito, graças às atuações do clube Manchester City. Outro jogador que chega para concorrer diretamente com os jogadores citados é o francês Mbappe

Debinha é indicada na categoria feminina

Mesmo com a ausência de outros brasileiros na lista da Bola de Ouro deste ano, Debinha foi indicada na categoria feminina. Entretanto, Putellas, atual campeã do mundo e bicampeã do troféu, ficou de fora da lista. 

Em termos gerais, a grande favorita para o troféu é a jogadora espanhola Aitana Bonmatí. Putellas ficou de fora desta cerimônia por conta de uma lesão no ano passado, a qual resultou na ausência da jogadora na temporada 22/23. 

Como é a Bola de Ouro

A premiação da Bola de Ouro não tem qualquer vínculo com a FIFA, afinal, a instituição realiza a própria cerimônia desde 2016 (FIFA The Best). Enfim, Messi foi o último vencedor do The Best, concedido pela entidade máxima do futebol. 

Em termos gerais, a France Football realiza uma lista com 30 jogadores, e 20 jogadoras, submetendo a jornalistas de diferentes países. Na última edição da cerimônia, foram 180 participantes. 

Os participantes fazem o próprio top 5, indicando a pontuação de cada posição. Com os dados coletados, o melhor colocado leva a Bola de Ouro. Até 1994, os troféus eram cedidos apenas para europeus, mas então a instituição ampliou o seu leque nos continentes. 

Os maiores vencedores da Bola de Ouro são: Lionel Messi (primeiro), Cristiano Ronaldo (segundo) e Johan Cruijff e Marco van Basten (ambos com o mesmo número de bolas de ouro). Os favoritos deste ano são Messi e Haaland. 

Veja também: Antony é mais um cortado da Seleção Brasileira; veja quem é o substituto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.