Vini Jr. será o capitão da Seleção Brasileira no amistoso com a Espanha

Vini Jr. foi nomeado como capitão da Seleção Brasileira para o confronto contra a Espanha no Santiago Bernabéu, nesta terça-feira. Essa escolha da CBF reflete o reconhecimento do papel fundamental do atacante do Real Madrid na luta contra o racismo, um tema central dessa partida.

Decisão tomada sobre o capitão da Seleção

Vini Jr. capitão Seleção
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Essa decisão já estava definida desde que a equipe chegou à Europa. Contra a Inglaterra, Danilo usou a braçadeira de capitão, mas agora é a vez de Vini Jr. assumir essa responsabilidade.

Segundo a CBF, o técnico Dorival Júnior escolheu pessoalmente Vini Jr. para liderar a equipe brasileira no jogo em solo espanhol. Essa será a primeira vez que o jovem atacante exercerá a função de capitão pela Seleção.

Essa nomeação é uma resposta às ações sociais que marcam essa partida e também uma forma de destacar a posição de Vini Jr. contra o racismo, uma causa pela qual tem lutado ativamente, especialmente em meio aos episódios de discriminação racial que enfrentou na La Liga.

Desabafo de Vini Jr.

O atacante Vini Jr. abordou a questão do racismo durante uma coletiva de imprensa realizada ontem e se mostrou emocionado ao discutir o assunto. O jogador do Real Madrid admitiu que já enfrentou momentos em que pensou em desistir devido ao preconceito racial que enfrentou ao longo de sua carreira.

O amistoso entre Brasil e Espanha, intitulado “Uma só pele”, tem como foco central a luta contra o racismo. Essa campanha foi estabelecida em 2023, evidenciando o compromisso das duas seleções em promover a igualdade e a diversidade.

Vini Jr. é a figura central em toda a divulgação relacionada ao jogo. Além de conceder entrevistas coletivas e discutir o tema do racismo, o jogador também foi o modelo para o lançamento do novo agasalho preto da Seleção, que será utilizado no pré-jogo.

A partida

A partida entre Brasil e Espanha está marcada para esta terça-feira, às 17h30 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu. Após o jogo, a delegação brasileira estará liberada, e a equipe nacional só voltará a se reunir em junho para uma série de amistosos contra os EUA e o México, além de participar da Copa América.

O próximo confronto entre Brasil e Espanha marcará o primeiro encontro entre as duas tradicionais seleções desde 2013, quando a equipe brasileira venceu a Roja por 3 a 0, no Maracanã, durante a final da Copa das Confederações.

Seleção Brasileira confrontos com a Espanha

Neste embate, o Brasil buscará manter seu excelente histórico geral contra a seleção espanhola. Em nove confrontos anteriores, a equipe sul-americana saiu vitoriosa em cinco ocasiões, enquanto os europeus triunfaram duas vezes, e houve dois empates.

Essa será a segunda partida sob o comando de Dorival na seleção brasileira, após uma estreia promissora com uma vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra no último sábado (23), que encerrou uma sequência de três derrotas consecutivas.

Além disso, no jogo contra a Espanha, o Brasil apresentará sua nova camisa 1, amarela, após ter atuado com o uniforme azul diante dos ingleses.

Por outro lado, a Espanha buscará se reabilitar após uma derrota por 1 a 0 para a Colômbia, liderada por James Rodríguez, na última sexta-feira (22), no Estádio Olímpico de Londres.

Leia mais: Vini Jr faz desabafo emocionante sobre racismo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.