Tite promete novidade para a Libertadores da América
O técnico do Flamengo promete time mais ofensivo na competição
Tite foi entrevistado pelo programa Content Day, da Conmebol Libertadores. O treinador que tem a defesa menos vazada do Campeonato Carioca comentou sobre como o time deve vir para a competição mais importante da América. O técnico disse que “não irá tolher a capacidade criativa”.
Flamengo ofensivo?
Apesar de seguir firme no propósito defensivo, o treinador comentou sobre um equilíbrio entre ataque e defesa. E ainda citou o saldo de gols do Corinthians campeão em 2012.
“Uma equipe que só se defende e prima por não tomar gol vai perder. Uma equipe que desequilibradamente busca só fazer gol e abre mão de ser consistente e organizada vai perder. Ou tem muito mais chances de perder. Quando ela consegue estabelecer um ponto de equilíbrio nessas duas situações, aí sim vejo uma grande equipe. (…) Então eu não vou tolher a capacidade criativa de uma equipe que tem um DNA criativo. E mesmo do Corinthians, se você pegar, o saldo dela com jogadores agressivos e criativos… Então é equilíbrio. É desafiador eu estar equilibrado no meu dia a dia”, declarou Tite ao Content Day.
Em 2012, quando comandou o Corinthians, sofreu apenas quatro gols em 14 jogos e marcou 22.
Mais números positivos de Tite
Tite tem a menor média de gols sofridos entre treinadores do Flamengo nos últimos 10 anos. Levando em consideração os números do Rubro-Negro desde o ano passado, foram 25 jogos com 17 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Ao todo 45 gols a favor e 12 contra, um saldo de 33.
“Em termos de número, análise quantitativa, o saldo de gols é uma referência. Quando eu olho uma tabela, mais do que os gols tomados, olho o saldo de gols. Aí tenho uma noção, ele é um parâmetro de equilíbrio. Essa é a minha busca, esse é o meu ideal de equipe.
Às vezes no transcurso dela vai ser mais de um jeito. No ano passado, no Flamengo, vencemos sete de 12 jogando contra as cinco equipes que estavam melhor colocadas.
Com aproveitamento igual à equipe que ganhou o título, o Palmeiras. Mas ela perdeu quatro, então desequilibrou em algum momento. Essa não é uma forma. O equilíbrio ela te dá. Temos poucos gols tomados e uma média de quase 2,5 gols por jogo”, disse Tite
Quando o Flamengo estreia na Libertadores?
O primeiro compromisso do Flamengo na Libertadores será no dia 2 de abril, contra o Millonarios da Colômbia. O local do jogo ainda é indefinido uma vez que o estádio do time colombiano pode estar impossibilitado de receber o duelo, devido ao show da cantora Karol G, realizado no El Campín.