SAF: Time da Série A está à venda

Athlético quer virar SAF. Petraglia revela que não tem mais condições, e revela detalhes da venda do Furacão.

O Athletico-PR e sua possível transformação em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no cenário brasileiro têm sido temas de grande relevância para o dirigentes do clube. O presidente, Mário Celso Petraglia, atualmente afastado devido a problemas de saúde, delineou a estratégia de buscar um investidor interessado em comprar o Furacão em um futuro próximo.

De acordo com a entrevista concedida ao portal ge, o dirigente compartilhou detalhes sobre os passos a serem seguidos para a transição do Athletico para uma empresa e foi direto ao afirmar que o clube paranaense está “à venda”.

[saswp_tiny_multiple_faq headline-0=”h2″ question-0=”Mudando de ideia” answer-0=”” image-0=”” count=”1″ html=”true”]

Desde quando o Congresso aprovou a Lei 14.193/2021, em 6 de agosto de 2021. O presidente do Athlético , Mário Celso Petraglia sempre se mostrou interessado em tornar o Athlético uma SAF, porém com valores mais altos que Vasco, Botafogo e Cruzeiro foram inicialmente vendidos.

No entanto, ele ressaltou que a abordagem inicial era vender apenas a parcela minoritária, mas devido às mudanças no cenário do mercado e à busca por parcerias adequadas, a opção de vender o controle acionário não está descartada. Ele argumentou que essa abordagem é necessária para impulsionar o clube em direção ao patamar de um dos principais clubes da América do Sul.

[saswp_tiny_multiple_faq headline-0=”h2″ question-0=”Problemas na administração do clube” answer-0=”” image-0=”” count=”1″ html=”true”]

O presidente reconheceu que o Athletico enfrenta desafios significativos, destacando a limitação da base de torcedores em comparação com clubes como Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional, que amadureceram em décadas anteriores.

Para Petrglia a maturação do Athletico está ocorrendo mais recentemente, no final do século, e é um processo que levará décadas para formar uma base de torcedores sólida. Além disso, ele mencionou a complexidade da situação, uma vez que o Paraná é dividido em três partes distintas: o Paraná paranaense, o gaúcho e o paulista.

[saswp_tiny_multiple_faq headline-0=”h2″ question-0=”Andamento da SAF” answer-0=”” image-0=”” count=”1″ html=”true”]

Em setembro, representantes do Athletico viajaram para os Estados Unidos e se reuniram com um banco americano interessado na SAF. No entanto, Petraglia deixou claro que não está com pressa de encontrar um investidor. Ele enfatizou a importância de criar o melhor projeto possível, considerando a infraestrutura existente. Notavelmente, o Athletico é o único clube que possui seu estádio praticamente quitado, graças à venda dos naming rights, o que garante uma parcela significativa no pagamento da dívida.

O presidente também destacou a importância do fluxo de caixa no mundo do futebol e reconheceu que os clubes que possuem recursos financeiros significativos têm uma vantagem na contratação de jogadores e equipes técnicas de alto nível, o que contribui para o desenvolvimento da área técnica. No entanto, ele admitiu que o Athletico ainda não atingiu esse nível.

[saswp_tiny_multiple_faq headline-0=”h2″ question-0=”Furacão só disputa o Brasileirão” answer-0=”” image-0=”” count=”1″ html=”true”]

Em termos de desempenho na Série A do Brasileirão, o Athletico-PR ocupa a 8ª posição na tabela de classificação. A equipe se prepara para enfrentar o Red Bull Bragantino na Ligga Arena, domingo, às 18:30, em um jogo válido pela 26ª rodada do campeonato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.