Thiago Carpini é o novo treinador do Vitória e fala sobre desafio
Treinador falou sobre sua passagem pelo São Paulo
Com 39 anos de idade, Thiago Carpini assume o comando do Vitória, uma equipe com uma média de idade de 28 anos e que conta com alguns jogadores experientes como suas principais lideranças.
Dessa forma, mesmo que seja considerado jovem para a profissão, o novo treinador rubro-negro encara o desafio com tranquilidade, pois já enfrentou situações semelhantes anteriormente. Assim sendo, a sua experiência mais recente foi no São Paulo, no início desta temporada.
Evolução desde a demissão no Tricolor Paulista
Carpini afirma que evoluiu desde sua passagem pelo São Paulo. O treinador destaca que sua gestão de elenco prioriza o respeito à hierarquia:
“Foi um dos pontos que me amadureceu muito no meu último trabalho. […] Independentemente do que viveram, da idade ou qualquer outra coisa, existe uma hierarquia, quem toma as decisões. Não estou aqui para agradar ninguém, estou aqui para a gente se ajudar e ajudar principalmente o Vitória.”
“Trato o mais jovem e o mais velho, o Zapata, o Osvaldo, da mesma maneira, com respeito. Da mesma maneira que a gente dá, a gente quer”, completou Carpini.
Técnico mais jovem
No Vitória, Carpini é o treinador mais jovem a chegar ao clube desde Eduardo Barroca, que assumiu o time aos 38 anos em 2020. No elenco rubro-negro, o novo técnico encontra jogadores mais experientes como Léo Gamalho (38 anos), Muriel, Zapata, Osvaldo e Luiz Adriano (37).
Carpini também destaca sua sinceridade no trato com os jogadores de futebol, acreditando que isso pode ser positivo para conquistar a confiança do elenco.
Além disso, ele também ressalta que sua experiência como ex-atleta, tendo jogado por clubes como Bahia, Atlético-MG e Guarani, o ajuda a entender o ponto de vista dos jogadores. O treinador citou que consegue se colocar no lugar deles.
“Quando você fala a verdade, olha no olho, a chance de errar é bem menor. Minha gestão é bem tranquila por isso, me coloco no lugar dos atletas”, disse ele.
“Preciso que eles entendam aquilo que a gente peça dentro dos comportamentos, das ideias. A gente começa com onze, é isso que nós precisamos que seja feito, se não for feito outro vai fazer. Você volta para o final da fila e respeita quem vai fazer. Quando você fala a verdade, olha no olho, a chance de errar é bem menor. Minha gestão é bem tranquila por isso, me coloco no lugar dos atletas. Já estive nesse lado. A gente sabe o quão difícil é ali dentro, mas dentro de um contexto que precisa performar e dar resultado, não tem como fugir disso.”
A carreira de Carpini
Até o momento, Thiago Carpini acumula uma variedade de experiências em clubes do interior paulista, incluindo Guarani, Oeste, Inter de Limeira, Santo André, Ferroviária e Água Santa, onde alcançou o vice-campeonato estadual no ano passado.
Além disso, o treinador tem em seu currículo um acesso para a Série A com o Juventude. No entanto, a sua passagem pelo São Paulo foi marcada por turbulências, sendo este seu último clube antes de assumir o comando do Vitória.