Seleção Brasileira: Arthur Elias exalta Marta, mas não confirma participação na Copa
Jogadora falou que desistiria de aposentadoria por Mundial
A atacante Marta estava inclinada a encerrar a carreira pela Seleção Brasileira no fim de 2024. No entanto, a Copa do Mundo no Brasil em 2027 fez a jogadora repensar sua decisão, com o sonho de disputar o Mundial em casa.
Dessa maneira, o possível fim do ciclo da maior jogadora de todos os tempos foi tema na entrevista coletiva do técnico Arthur Elias, que deixou um recado na sala de imprensa da Arena Fonte Nova, em Salvador.
“Seleção nunca foi por histórico ou favor. É por merecimento. Esse critério está claro para as atletas. Ela sabe disso e faz por onde, vem de um grande jogo”, disse o treinador da Seleção Brasileira.
Marta pode participar de sua sétima
Se continuar em campo até a próxima Copa do Mundo, Marta estará com 41 anos, a mesma idade que sua companheira de seleção, Formiga, tinha na Copa de 2019, na França.
Dessa maneira, este seria o sétimo Mundial da camisa dez, já que ela participou das edições de 2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023.
Até lá, o Brasil tem uma Olimpíada pela frente e mais três anos de trabalho. Por essa razão, Arthur Elias entende que “não é o momento” de discutir sobre o assunto.
Assim sendo, o treinador inclusive garantiu que a possível presença de Marta na Copa do Mundo do Brasil não é tema de conversa dentro do vestiário da Seleção.
“Não é o momento de falar sobre isso. Mesmo com o anúncio da Copa. Nem ela sabe isso direito. A gente não pensa nisso, não toca nesse assunto. Claro que a gente quer dar o apoio que ela merece, é a maior jogadora de todos os tempos, em processo final de carreira”, destacou ele.
Aposentadoria mexe com o psicológico
De acordo com o treinador, a situação da jogadora acaba mexendo com o psicológico da própria atleta:
“Isso mexe muito com a pessoa e a gente está ali para ajudar. É só isso que eu posso colocar. Se a decisão for encerrar o ciclo, nós temos que fazer uma linda despedida para ela. Se a decisão for continuar, ela vai seguir no clube, e a gente vai avaliar momento a momento se ela vai seguir tendo condições de estar entre as melhores do Brasil.”
Certo mesmo é a presença de Marta com a Seleção no amistoso contra a Jamaica. A Seleção Brasileira entrará em campo a partir das 20h desta terça-feira (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Os ingressos para a partida estão à venda pela internet. Clique aqui para mais informações.