São Paulo: Zubeldía fala sobre trabalho e cita futuro de James Rodríguez
Novo treinador do Tricolor chegou ao Brasil neste domingo
O argentino Luis Zubeldía chegou ao Brasil na manhã deste domingo (21) para assumir o posto de técnico do São Paulo. Acompanhado por cinco membros de sua comissão técnica e desembarcou em Guarulhos.
Logo depois, o treinador seguiu para Goiânia ainda no início da tarde, onde acompanhou o confronto do Tricolor contra o Atlético-GO, pela terceira rodada do Brasileirão.
O primeiro desafio de Zubeldía
Em sua estreia como treinador do São Paulo, Zubeldía destacou o desafio de comandar uma equipe com o histórico de tricampeã mundial. O clube está em corrida contra o tempo para viabilizar a sua estreia.
O clube quer que o argentina comande o time já na quinta-feira (25), em Guayaquil, contra o Barcelona. Os times se enfrentam pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Apesar de um grande desafio, Luis Zubeldía destacou a sua felicidade em assumir essa missão:
“É um grandíssimo desafio pelo que é o São Paulo, por tudo o que vocês sabem, mas cada clube que me contratou foi um desafio importante e por um acima do outro não é legal. É um desafio lindo pela dimensão e por tudo o que é o futebol brasileiro. Para mim é importante estar aqui e estou muito feliz.”
As sondagens anteriores do São Paulo
Zubeldía já havia despertado interesse do São Paulo em outro momento desta temporada. Ele foi sondado logo depois de Dorival Júnior ter sido contratado para dirigir a Seleção Brasileira.
Naquela ocasião, o clube não conseguiu entrevistá-lo, o que gerou críticas do coordenador Muricy Ramalho. Pouco tempo depois, os dirigentes optaram por fechar com Thiago Carpini, que foi demitido na quinta-feira (18).
“Sinto que agora é o momento. Há alguns meses por questões pessoais e de público conhecimento, porque declarei em um programa de televisão que não era o momento de escutar ofertas”, comentou o argentino.
“Depois de um tempo nos encontramos, voltamos ao assunto e, estando em condições mentais de dirigir o São Paulo, não duvidei e não duvidamos como grupo de trabalho de aceitar a proposta”, explicou o novo treinador do São Paulo.
James Rodríguez voltará aos titulares?
O treinador preferiu não entrar em detalhes sobre as primeiras medidas de trabalho, como a possível utilização de James Rodríguez:
“Vamos seguir falando portas adentro dos detalhes e tomaremos decisões sempre pensando para o bem de todos. O mais importante é que a equipe ganhe hoje de um rival muito duro e depois teremos uma sequência de partidas. Trataremos de ir nos adaptando rápido e conseguir resultados.”
A carreira de Zubeldía
O argentino Luis Zubeldía, novo comandante do São Paulo, tem uma trajetória marcada por diversos clubes sul-americanos. Sua carreira como treinador começou cedo, aos 27 anos, quando se tornou o técnico mais jovem da história do futebol argentino ao dirigir o Lanús.
Depois disso, passou por clubes como Racing, Santos Laguna, Independiente Medellín, Alavés e Cerro Porteño, acumulando experiências em diferentes países.
Em 2020, teve destaque no Lanús ao conquistar o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Sua segunda passagem pela LDU, iniciada em 2022, foi ainda mais bem-sucedida, com a conquista da Copa Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano de 2023.
Zubeldía também teve passagem pelo Barcelona de Guayaquil, no Equador, e comandou a LDU no ano passado, levando o clube à vitória na Copa Sul-Americana, eliminando inclusive o São Paulo nas quartas de final.
Sua história no futebol iniciou-se como jogador, mas uma grave lesão no joelho aos 23 anos o obrigou a abandonar a carreira profissional nos gramados.