São Paulo: Média de gols cai e Dorival procura substituto de Calleri
Atacante está se recuperando de uma lesão
Após a conquista inédita da Copa do Brasil, o atacante Calleri revelou que havia se lesionado e, depois do título, iria focar em sua recuperação. O jogador se machucou no Paulistão e seguiu firme na equipe até levantar a taça. Porém, sua ausência tem feito mal ao São Paulo.
Desfalcando o time pelo restante da temporada, o artilheiro está vendo a média de gols do clube paulista cair pela metade nos últimos jogos. Afinal, se antes era uma média de 1,5 gols com o argentino em campo, agora o São Paulo faz menos de um por partida (0,8).
Vale destacar que a queda do aproveitamento do clube segue sendo analisada de perto pelo técnico Dorival Júnior. O treinador está em busca de algum nome que possa substituir positivamente o camisa 9 até o final desta temporada.
Desfalque de Calleri
Calleri desfalcou o São Paulo nos últimos cinco jogos. Nesse período, o Tricolor anotou apenas quatro gols – três contra o Grêmio, em uma vitória de 3 a 0, no Morumbi. Os números ruins, inclusive, coincidem com a irregularidade do time no Campeonato Brasileiro. O time vem adiando o fim da luta contra o rebaixamento.
Nesse mesmo período, Dorival já fez quatro testes, utilizando jogadores com características diferentes para tentar substituir Calleri. O último jogo do argentino em 2023 foi diante o Corinthians. Na partida em questão, o artilheiro marcou dois gols e garantiu a vitória, por 2 a 1, pelo Brasileirão.
Testes sem Calleri
O primeiro teste sem Calleri foi na partida contra o Vasco, que terminou em 0 a 0. Na ocasião, James Rodríguez e Lucas Moura apareceram mais centralizados. Na sequência, em derrota para o Goiás, Luciano ficou mais no ataque, mas tendo movimentações e função diferentes comparadas com as do argentino.
Sem gols, Dorival Júnior se viu obrigado a mudar. A sua melhor resposta veio na partida contra o Grêmio, quando David esteve centralizado e brigando fisicamente com a defesa adversária. Com isso, foi o melhor jogo do período sem Calleri, com uma vitória por 3 a 0.
David, inclusive, ganhou mais uma oportunidade. Dessa vez, esteve à frente do ataque no clássico contra o Palmeiras. Porém, não se destacou, e o São Paulo foi goleado, por 5 a 0. O atacante esteve mais à faixa da esquerda do campo, enquanto James ficou centralizado.
O último teste foi no fim de semana. Erison entrou em campo no lugar de centroavante. Vale destacar que o ex-Botafogo chegou a ser uma alternativa para Calleri, mas sofreu com lesões e não deu sequência. No 1 a 1 contra o Athletico, na Ligga Arena, teve uma participação bem discreta.
Desafio
Encontrar um bom substituto para Calleri é o grande desafio de Dorival Júnior para a sequência do São Paulo no torneio nacional. Atualmente, o time é o 11º colocado, com 39 pontos. Ainda restam oito rodadas para o fim da temporada.
Com Calleri, o time tricolor teve 67 gols marcados em 44 partidas. De forma direta, o artilheiro participou de 20 gols na temporada, entre gols e assistências.
Calleri já realizou a cirurgia no tornozelo direito e só voltará aos gramados na próxima temporada. Mesmo ausente, o atacante ainda lidera a artilharia do time no ano, com 1 gols – dois a mais que Luciano. Com o argentino foram 67 gols em 44 partidas. Diretamente, Calleri participou de 20 gols na temporada, contando gols e assistências.