Santos Supera Portuguesa nos Pênaltis e Avança para as Semifinais do Paulista

Depois do empate sem gols, o Peixe passou nos pênaltis pela Portuguesa por 4 a 2 pela semifinal do Paulistão

Em uma partida intensa na Vila Belmiro, o Santos conseguiu garantir sua vaga nas semifinais do Campeonato Paulista ao vencer a Portuguesa nos pênaltis por 4 a 2, após um empate sem gols no tempo regulamentar.

Sem gols na etapa regulamentar

Santos 4 x 2 Portuguesa nos pênaltis
Foto: Fernanda Luz e Rafael Assunção/Ag. Paulistão

Durante os 90 minutos, as equipes tiveram diversas oportunidades de gol, porém, ambas falharam na conclusão das jogadas. O Santos ainda enfrentou a dificuldade de jogar com um jogador a menos após a expulsão de Otero por um pisão em Giovanni Augusto, ficando com um a menos por quase meia hora.

Nos pênaltis, Jair se tornou o herói ao converter a última cobrança, garantindo a classificação do Santos para as semifinais. Além de Jair, Giuliano, Guilherme, Rincón também marcaram para o Peixe.

Com esse resultado, o Santos agora se prepara para enfrentar o Red Bull Bragantino nas semifinais do Paulistão, com a vantagem de jogar em casa.

O Jogo

O embate inicial foi caracterizado por um jogo truncado, repleto de oportunidades para ambas as equipes. Logo no início, o Santos teve uma excelente chance com Gil, que tentou encobrir o goleiro. Porém, a Portuguesa se mostrou sólida defensivamente, adotando uma formação com cinco jogadores na linha defensiva, dificultando as investidas do Peixe em seu próprio território.

Apesar do esforço de João Paulo e Thomazella, o Santos foi quem esteve mais perto de inaugurar o marcador. Diante da dificuldade em penetrar na defesa adversária, o Peixe passou a apostar nas bolas paradas e cruzamentos na área, porém pecando na precisão. Enquanto isso, a Portuguesa ameaçava com jogadas individuais.

Mesmo jogando com um jogador a menos, o Santos voltou mais confiante para o segundo tempo, aproveitando-se dos espaços cedidos pela Portuguesa. Furch teve uma excelente chance aos sete minutos, mas finalizou por cima do gol após um belo lançamento de Pituca.

Diante do perigo imposto pela Portuguesa, Carille promoveu alterações na equipe, substituindo Cazares por Giuliano e Joaquim por Jair. Cazares não correspondeu às expectativas e teve um desempenho aquém na criação das jogadas, enquanto Joaquim demonstrou cansaço.

Apesar da melhora do Santos no ataque, as oportunidades continuaram a ser desperdiçadas, além da infelicidade da expulsão de Otero, que involuntariamente pisou em Giovanni Augusto e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o campo com lágrimas nos olhos. Mesmo com um jogador a menos, o Santos se manteve próximo de marcar o gol, mas falhou nas finalizações.

Com a decisão levada para os pênaltis, todos os cobradores do Santos converteram suas penalidades, garantindo a vitória e a classificação da equipe para a próxima fase.

Decisão nos Pênaltis

As penalidades foram o ápice da emoção, definindo quem avançaria na disputa. Eduardo Diniz, pela Portuguesa, abriu as cobranças e converteu. Logo em seguida, Giuliano, pelo Santos, também marcou, deixando o placar empatado em 1 a 1.

No segundo round, Felipe Marques desperdiçou sua chance para a Lusa, enquanto Guilherme, pelo Peixe, não vacilou, colocando sua equipe em vantagem, 2 a 1. Quintana, pelo lado da Portuguesa, também não teve sucesso, enquanto Rincón ampliou a vantagem do Santos para 3 a 1.

A pressão aumentou quando Paraíso converteu sua cobrança para a Portuguesa, deixando o placar em 3 a 2. Jair foi o último batedor do Santos e, com tranquilidade, converteu sua penalidade, garantindo a classificação do Santos para as semifinais da competição.

Lances de destaques

– Aos 3 minutos, Otero cobrou escanteio, e na sobra, Gil tentou encobrir o goleiro.
– Aos 18 minutos, João Paulo fez uma boa defesa em cabeceio de Robson.
– Aos 27 minutos, Otero acertou o travessão em uma cobrança de bola parada.
– Aos 42 minutos, Maceió fez uma jogada individual e acertou a trave direita com um chute de fora da área.

No segundo tempo:

– Aos 7 minutos, Pituca lançou na medida para Furch, que mandou uma bomba por cima do gol.
– Aos 12 minutos, João Paulo fez uma bela defesa em uma finalização de Henrique Dourado.
– Aos 21 minutos, Guilherme foi desarmado por Talles após uma boa oportunidade no ataque.
– Aos 27 minutos, Otero foi expulso por pisar em Giovanni Augusto.
– Aos 47 minutos, Guilherme não conseguiu o desvio para o gol após um cruzamento na segunda trave de Patati.


Santos x Portuguesa – quartas de final do Paulistão

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data/hora: 17/02/2024 (domingo), às 20h15 (de Brasília)

Público e renda: 13.882/ R$ 1.009.095,00

Cartões amarelos: Henrique Dourado (POR) JP Chermont (SAN)

Cartões vermelhos: Otero (SAN)

GOLS:

SANTOS: João Paulo; Hayner (JP Chermont), Gil, Joaquim (Jair) e Felipe Jonatan; João Schmidt (Rincón), Diego Pituca e Cazares (Giuliano); Otero, Furch (Patati) e Guilherme. Técnico: Fábio Carille.

PORTUGUESA: Thomazella; Talles, Quintana, Robson, Patrick e Eduardo Diniz; Tauã (Zé Ricardo), Ricardinho e Giovanni Augusto (Paraizo); Maceió (Felipe Marques) e Henrique Dourado (Victor Andrade). Técnico: Pintado.

Leia mais: Novorizontino Supera São Paulo nos Pênaltis e Avança à Semifinal do Campeonato Paulista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.