Renato Paiva acerta CONTRATO e atuará fora do Brasil; treinador teve campanha FRACA no Bahia
O português deixou o clube em setembro deste ano
Após deixar o seu cargo do Bahia, em setembro deste ano, o técnico Renato Paiva encontrou um novo clube. O Deportivo Toluca, da primeira divisão do México, confirmou a contratação do treinador português para a próxima temporada.
Essa é a sua segunda passagem pelo futebol mexicano. Anteriormente, o técnico português esteve à frente do Club León, em 2022, durante o Apertura do Campeonato Mexicano. Na equipe, saiu com seis vitórias, quatro empates e oito derrotas.
Negociações com Gabriel Milito
A notícia foi revelada na quarta-feira (29), conforme reportagem do jornalista argentino César Luis Merlo. De acordo com o especialista no futebol latino, Paiva chegou a um acordo e assinará um contrato de dois anos com a equipe mexicana.
O primeiro alvo do Toluca era o técnico Gabriel Milito. Porém, as duas partes não chegaram a nenhum acordo. Diante disso, o clube virou a chave e avançou nas negociações com o treinador português, que assumirá o time mexicano.
Renato Paiva no Bahia
Renato Paiva deixou os comandos técnicos do Bahia em setembro, após dirigir o time em 49 jogos. Pelo Tricolor, o treinador português conquistou 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, com uma taxa de aproveitamento de 49%. Durante sua gestão, conquistou o Campeonato Baiano.
Na Série A do Brasileiro, o treinador português não teve muito sucesso. Renato Paiva encerrou sua passagem após o empate com o Vasco, em 1 a 1, pela 22ª rodada do campeonato. Na época, o Esquadrão estava ocupando a 16ª posição, somando 22 pontos.
O antigo treinador do Bahia assinou com o time mexicano por duas temporada. O português viaja ainda no fim de semana para começar a pré-temporada com o novo time.
Carreira
O técnico começou a sua carreira como treinador nas categorias de base do Benfica, em 2005. No clube, chegou como auxiliar técnico e, posteriormente, foi contratado como treinador. Ficou na equipe portuguesa até 2021, quando assinou com o Independiente Del Valle, do Equador.
No time sul-americano, ficou por dois anos. Ao todo, foram 62 disputados, com 31 gols pró ao longo das temporada. Na sequência, foi vendido para o Club Léon. Após seis meses, chegou ao Bahia. Estava sem clube desde setembro, quando entregou o cargo e foi substituído por Rogério Ceni.
Toluca
O time mexicano, na qual conta com Pedro Raul e Tiago Volpi no elenco, não teve uma temporada muito positiva. A equipe, que era comandada por Ignacio Ambriz, foi eliminada de forma precoce na fase apertura do Campeonato Mexicano.
Com isso, o time agora foca no Clausura, que deve começar em janeiro. Com isso, Renato Paiva terá algumas semanas para preparar a sua nova equipe e garantir melhores resultados para o Toluca.