Ranking de Clubes da Série A do Brasileirão com Mais Estrangeiros

A mudança nas regras de estrangeiros por partida no Campeonato Brasileiro de 2023 teve um impacto significativo no número de jogadores estrangeiros atuando no Brasil. Inicialmente, o número de estrangeiros era em torno de 80 no início do ano. No entanto, um levantamento realizado pela Pluri em colaboração com o Lance! Biz revelou que os 20 clubes da Série A agora somam um total de 114 jogadores estrangeiros em seus elencos.

Clubes com mais estrangeiros:

  1. Internacional, São Paulo e Botafogo lideram a lista com nove estrangeiros cada em seus elencos.
  2. O Santos vem em seguida com oito jogadores estrangeiros.

Esses clubes estão no topo da lista com mais de sete estrangeiros, que é o limite estabelecido pela CBF. Portanto, eles são obrigados a fazer cortes em suas listas de jogadores a cada partida, já que não podem relacionar todos ao mesmo tempo.

Clubes com menos estrangeiros:

  1. Cruzeiro e Goiás têm apenas um estrangeiro em seus elencos.

Critérios para a definição de estrangeiros:

É importante ressaltar que a definição de “estrangeiro” pode ser complexa no contexto do futebol. Para fins desse levantamento, a Pluri estabeleceu os seguintes critérios:

  • Jogadores nascidos fora do Brasil que não jogam pela Seleção Brasileira são considerados estrangeiros, mesmo que possuam nacionalidade brasileira.
  • Jogadores nascidos fora do Brasil que optam por jogar pela Seleção Brasileira não são considerados estrangeiros.
  • Jogadores nascidos no Brasil que escolhem jogar por outras seleções não são considerados estrangeiros.

O aumento no número de estrangeiros nos clubes da Série A reflete a diversidade e o impacto global do futebol brasileiro, tornando o Campeonato Brasileiro ainda mais atrativo para jogadores de diferentes origens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.