Prêmio Puskás 2023: Dois brasileiros são INDICADOS ao gol mais bonito
Bia Zaneratto e Guilherme Madruga concorrem ao prêmio
Nesta sexta-feira (22), a Fifa divulgou a lista dos indicados para o Prêmio Puskás. A premiação aconteceu durante o The Best 2023. Dois brasileiros estão na lista: Bia Zaneratto, da seleção brasileira feminina, e Guilherme Madruga, do Botafogo-SP.
Ao todo são 11 concorrentes. A premiação ainda não tem data definida, mas levará em consideração a Copa do Mundo Masculina, que aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2022.
Os gols dos brasileiros
O gol de Bia Zaneratto que a levou para a lista aconteceu durante a Copa do Mundo Feminina. Ele foi o terceiro tento brasileiro na goleada, por 4 a 0, diante a seleção do Panamá.
Na jogada, a seleção brasileira envolveu as adversária em uma bela troca de passes. Debinha tabelou com Adriana. A camisa 11 ainda deu um toque de letra. Ary Borges recebeu por elevação, já na frente do gol, rolando para trás. A atacante do Palmeiras, então, estufou as redes.
Já o gol de Guilherme Madruga partiu de talento individual. Isso porque o volante do Botafogo-SP acertou uma bicicleta de fora da área. A bola encobriu o goleiro adversário, decretando a vitória do clube paulista diante do Novorizontino.
Na ocasião, o Botafogo-SP ganhou por 1 a 0, pela Série B do Brasileirão. Os torcedores, inclusive, fizeram até uma campanha para que esse gol foi incluído no Prêmio Puskás.
Os outros indicados ao Prêmio Puskás
Ao todo, são 11 indicados ao Prêmio Puskás. Além de Bia Zaneratto e Guilherme Madruga, também concorrem:
- Álvaro Barreal (FC Cincinnati);
- Ashkat Tagybergen (Cazaquistão);
- Brian Lozano (Atlas);
- Iván Morante (Ibiza);
- Julio Enciso (Brighton);
- Linda Caicedo (Colômbia);
- Nuno Santos (Sporting);
- Sam Kerr (Austrália);
- Seong-jin Kang (Coreia do Sul Sub-20).
O que é o Prêmio Puskás?
O Prêmio Puskás é um prêmio anual dado pela FIFA para premiar o gol mais bonito do ano no futebol, seja em jogos de clubes ou partidas internacionais. É uma homenagem ao lendário jogador húngaro Ferenc Puskás, e o vencedor é escolhido por votação do público e de especialistas com base na beleza e na dificuldade do gol marcado. É uma maneira de reconhecer gols espetaculares e memoráveis no esporte.
Os gols indicados para o prêmio são geralmente avaliados com base em critérios como criatividade, técnica, dificuldade e espetacularidade. Além disso, eles também podem ter sido marcados em qualquer nível de futebol, desde jogos de clubes até partidas internacionais.
Dois brasileiros já receberam o prêmio. Em 2011, Neymar Jr levou o título, após um gol antológico marcado pelo Santos, em uma partida contra o Flamengo, na Vila Belmiro. Em 2015, Wendell Lira foi coroado. Pelo Campeonato Goiano, anotou um tento de voleio, na partida entre o Goianésia, seu time, e Atlético-GO.
Nessa edição
Na edição em questão, o Puskás avaliará o gol mais bonito entre o período de 19 de dezembro de 2022 até 20 de agosto de 2023. O público elegará os seus favoritos por meio do site da Fifa. Os votos serão até o dia 10 de outubro.
Além do voto dos fãs, o ganhador também será escolhido por meio de um conselho técnico, que será formado por ex-jogadores. Ambos os grupos terão o mesmo peso na votação. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação do The Best 2023.