Prêmio Puskás 2023: Dois brasileiros são INDICADOS ao gol mais bonito

Bia Zaneratto e Guilherme Madruga concorrem ao prêmio

Nesta sexta-feira (22), a Fifa divulgou a lista dos indicados para o Prêmio Puskás. A premiação aconteceu durante o The Best 2023. Dois brasileiros estão na lista: Bia Zaneratto, da seleção brasileira feminina, e Guilherme Madruga, do Botafogo-SP.

Ao todo são 11 concorrentes. A premiação ainda não tem data definida, mas levará em consideração a Copa do Mundo Masculina, que aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2022.

Os gols dos brasileiros

O gol de Bia Zaneratto que a levou para a lista aconteceu durante a Copa do Mundo Feminina. Ele foi o terceiro tento brasileiro na goleada, por 4 a 0, diante a seleção do Panamá.

Na jogada, a seleção brasileira envolveu as adversária em uma bela troca de passes. Debinha tabelou com Adriana. A camisa 11 ainda deu um toque de letra. Ary Borges recebeu por elevação, já na frente do gol, rolando para trás. A atacante do Palmeiras, então, estufou as redes.

Já o gol de Guilherme Madruga partiu de talento individual. Isso porque o volante do Botafogo-SP acertou uma bicicleta de fora da área. A bola encobriu o goleiro adversário, decretando a vitória do clube paulista diante do Novorizontino.

Na ocasião, o Botafogo-SP ganhou por 1 a 0, pela Série B do Brasileirão. Os torcedores, inclusive, fizeram até uma campanha para que esse gol foi incluído no Prêmio Puskás.

Guilherme Madruga - Botafogo-SP
Foto: Divulgação/Botafogo-SP

Os outros indicados ao Prêmio Puskás

Ao todo, são 11 indicados ao Prêmio Puskás. Além de Bia Zaneratto e Guilherme Madruga, também concorrem:

  • Álvaro Barreal (FC Cincinnati);
  • Ashkat Tagybergen (Cazaquistão);
  • Brian Lozano (Atlas);
  • Iván Morante (Ibiza);
  • Julio Enciso (Brighton);
  • Linda Caicedo (Colômbia);
  • Nuno Santos (Sporting);
  • Sam Kerr (Austrália);
  • Seong-jin Kang (Coreia do Sul Sub-20).

O que é o Prêmio Puskás?

O Prêmio Puskás é um prêmio anual dado pela FIFA para premiar o gol mais bonito do ano no futebol, seja em jogos de clubes ou partidas internacionais. É uma homenagem ao lendário jogador húngaro Ferenc Puskás, e o vencedor é escolhido por votação do público e de especialistas com base na beleza e na dificuldade do gol marcado. É uma maneira de reconhecer gols espetaculares e memoráveis no esporte.

Os gols indicados para o prêmio são geralmente avaliados com base em critérios como criatividade, técnica, dificuldade e espetacularidade. Além disso, eles também podem ter sido marcados em qualquer nível de futebol, desde jogos de clubes até partidas internacionais.

Dois brasileiros já receberam o prêmio. Em 2011, Neymar Jr levou o título, após um gol antológico marcado pelo Santos, em uma partida contra o Flamengo, na Vila Belmiro. Em 2015, Wendell Lira foi coroado. Pelo Campeonato Goiano, anotou um tento de voleio, na partida entre o Goianésia, seu time, e Atlético-GO.

Nessa edição

Na edição em questão, o Puskás avaliará o gol mais bonito entre o período de 19 de dezembro de 2022 até 20 de agosto de 2023. O público elegará os seus favoritos por meio do site da Fifa. Os votos serão até o dia 10 de outubro.

Além do voto dos fãs, o ganhador também será escolhido por meio de um conselho técnico, que será formado por ex-jogadores. Ambos os grupos terão o mesmo peso na votação. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação do The Best 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.