Papu Gómez, CAMPEÃO DO MUNDO, pode ser BANIDO; entenda

Papu Gómez, campeão do mundo ao lado da Argentina, testou positivo para uma substância e será banido por doping. 

Papu Gómez é BANIDO por doping

Papu Gómez, meio-campista do Sevilla, testou positivo para uma substância proibida no mês de novembro de 2022. As informações foram divulgadas em primeira mão pelo site espanhol Relevo

Com a revelação, o argentino pode ser punido por dois anos de suspensão por doping. O jogador foi campeão da Copa do Mundo ao lado da Argentina em 2022. Além disso, tinha acabado de se apresentar a um novo clube (Monza). 

Ao ser pego nos exames antidoping, o meia tentou se defender das acusações, afirmando que tomou xarope dos filhos. Segundo o atleta, o motivo de tomar os medicamentos foi as noites mal dormidas. 

Papu Gómez, CAMPEÃO DO MUNDO, é BANIDO
Papu Gómez, CAMPEÃO DO MUNDO, é BANIDO – Imagem: Reprodução.

Sevilla estava ciente do teste positivo 

De acordo com o jornal espanhol, Papu Gómez e Sevilla já estavam cientes sobre o teste positivo para os exames. Entretanto, só nesta semana que a notícia foi confirmada, indicando a punição por dois anos. 

Inclusive, esse foi um motivo para a rescisão contratual com o Sevilla. Atualmente, aos 35 anos de idade, a carreira de Gómez pode ficar em risco. O meia vai recorrer da decisão e tentar uma redução do tempo longe dos gramados. 

Como funciona o exame antidoping

Os bastidores dos esportes de alto rendimento são cheios de desafios, polêmicas e expectativas. Com isso, é comum que algumas pessoas busquem aprimoramento físico, explorando os limites do corpo humano. 

Entretanto, para garantir que os jogos continuem justos, o exame antidoping é uma das ferramentas indicadas. Em termos gerais, ele faz jus a premissa do fair play, onde a honestidade deve estar presente na competição. 

A princípio, o exame antidoping nada mais é do que uma avaliação, onde é indicada a presença ou não de substâncias ou métodos proibidos para melhorar o desempenho esportivo artificialmente. 

Os testes costumam ser aplicados durante as competições, como as olimpíadas, assim como fora delas. O objetivo dos exames é assegurar a integridade e igualdade esportiva. Enfim, os exames podem ser aleatórios, ou em casos de suspeitas. 

Veja também: Máquina de gols e campeão da Libertadores no time de Paquetá; resumo da semana do West Ham

Por que existe o exame antidoping

Como citado anteriormente, o exame antidoping existe para assegurar que as competições sejam justas. Segundo a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a premissa do teste tem três princípios:

  • Igualdade; 
  • Saúde; 
  • Ética.

Ou seja, o exame tem o objetivo de promover as mesmas condições na competição. Isso porque, os resultados das competições devem ser baseadas no talento, no esforço e na dedicação de cada atleta. 

Além disso, o exame serve para proteger a saúde dos esportistas, já que substâncias proibidas podem ter consequências graves e duradouras. Por fim, mas não menos importante, o exame existe para manter a ética esportiva. 

O fair play é visto como uma filosofia em todos os esportes. 

Veja também:Argentina vence o Peru com show de Messi fazendo 2 gols 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.