Palmeiras e Botafogo se reencontram na Libertadores em meio polêmicas

Equipes se enfrentam nas oitavas de final da Libertadores

O confronto entre Botafogo e Palmeiras nas oitavas de final da Copa Libertadores da América certamente é um dos mais aguardados, não apenas pelo aspecto esportivo, mas também pelos bastidores conturbados que envolvem os mandatários dos clubes.

Desde o encerramento do Brasileirão 2023, a relação entre John Textor e Leila Pereira tem sido marcada por disputas judiciais e declarações contundentes, o que adiciona uma camada extra de interesse a esse confronto.

A situação do Brasileirão

A competição nacional foi um ponto de destaque. O Alvinegro conseguiu abrir uma vantagem de 12 pontos na liderança, mas o Verdão acabou se sagrando campeão com uma arrancada histórica no segundo turno.

Dessa maneira, o jogo mais marcante foi a vitória da equipe paulista sobre os cariocas por 4 a 3, depois de estar perdendo por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos.

Desde então, John Textor, proprietário da SAF Alvinegra, acusou o Palmeiras de manipulação de resultados em pelo menos duas ocasiões. Leila, em resposta ao norte-americano, afirmou que as alegações não são verdadeiras e chamou o executivo de “fanfarrão”, entre outras coisas.

Briga no 4 a 3

John Textor invadiu o gramado do Estádio Nilton Santos após a derrota por 4 a 3 para reclamar da arbitragem. O norte-americano ficou indignado com a expulsão de Adryelson, quando o jogo ainda estava 3 a 1 a favor do Botafogo.

O zagueiro recebeu o cartão vermelho após uma revisão do VAR por falta em Breno Lopes. Depois disso, o dono da SAF comentou sobre o assunto:

“Isso precisa mudar. Ednaldo, você precisa renunciar pelo bem do jogo. Isso precisa acabar. Isso é roubo, me multa. Você não pode me expulsar, é meu estádio, eu vou continuar aqui.”

Três semanas depois, quando o Alvinegro já não estava mais na liderança do Brasileirão, Textor produziu um relatório em parceria com a Good Game!, empresa francesa que analisa arbitragem e movimentações de jogadores por meio de inteligência artificial.

Dessa maneira, o relatório afirmava que o Botafogo deveria ter 21 pontos a mais que o Palmeiras na competição.

Resposta de Leila

O Palmeiras fez diversas postagens comemorando o título do Campeonato Brasileiro. Entre elas, uma sobre o “relatório super secreto” com as estatísticas do time ao longo da competição, em referência ao dossiê apresentado por John Textor.

Após a conquista do título brasileiro do Palmeiras, confirmada na última rodada, Leila chamou Textor de “desequilibrado.”

A resposta de John Textor veio no mesmo dia. À tarde, o americano publicou uma nota oficial nas redes sociais destacando que o Palmeiras se beneficiou de expulsões dos adversários em 11 partidas durante a temporada 2023.

“No tópico de equilíbrio, é preciso observar que o time dela vive em um mundo em que jogar 11 contra 10 representa equilíbrio. O Palmeiras se beneficiou da vantagem de 11 contra 10 onze vezes durante a temporada 2023, um ano que as equipes tiveram a média deste benefício em 3.”

O processo

O último ato da briga entre os dois foi no dia 23 de maio, quando John Textor processou Leila Pereira por danos morais.

O dono da SAF entrou na Justiça contra a presidente do Palmeiras por injúria e difamação por causa das declarações feitas pela executiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.