Palmeiras: Com Estêvão na mira do Chelsea, Abel foca na base
Mais jogadores devem ganhar oportunidades no elenco
A base do Palmeiras multicampeão na era Abel Ferreira ainda permanece na Academia de Futebol. No entanto, este é um momento em que as antigas lideranças técnicas não estão no seu melhor.
Gustavo Gómez tem tido um início de ano inconstante. Enquanto isso, Zé Rafael ficou afastado devido a uma lombalgia. Já Raphael Veiga e Rony apresentaram atuações abaixo do esperado recentemente.
Essa situação tem aberto espaço para novos nomes dentro do elenco do Palmeiras, como Aníbal Moreno, além de mais minutos para jovens como Estêvão, que já se tornou titular, e Luis Guilherme.
Além destes nomes citados acima, Lázaro, um dos reforços da temporada da equipe alviverde, também entrou na disputa por uma vaga entre os 11 iniciais.
Mais oportunidades para a base
Entre os atletas da base, Abel admite a necessidade de dar mais oportunidades a Fabinho no meio-campo. Além disso, Vitor Reis, zagueiro de 18 anos, tem se destacado nos treinos e pode se tornar um dos reservas, junto com Naves, enquanto Gómez estiver na Copa América.
“Daqui a dois meses, quando começar a Copa América, vamos ter não que reformular, porque os jogadores já estão conosco, a treinar conosco. Temos um zagueiro jovem (Vitor Reis) que está treinando com a gente e tem muito talento, treina conosco e joga embaixo. Temos o Naves que está muito bem. O Fabinho que está ansioso para jogar, pedindo para olhar para ele.”
“Tenho certeza que pensam nisso. E vamos achar soluções para continuar competitivos e com os mesmos objetivos de sempre. Vamos lutar com tudo que temos, sabendo que não vamos ter as mesmas opções de início, mas vamos continuar a ser competitivos, seguro”, completou o comandante do Palmeiras.
Interesse do Chelsea em Estêvão
O Chelsea é o principal candidato a contratar o jovem Estêvão, mas o Palmeiras se mantém firme, buscando que as negociações ocorram da forma mais vantajosa possível para o clube. Uma das principais exigências do Palmeiras é a permanência do atleta para o Super Mundial de 2025.
Aos 17 anos, Estêvão só poderá deixar o Palmeiras oficialmente quando completar 18 anos. Isso acontecerá em abril de 2025, quando a janela de transferências europeia estará fechada.
Então, o jogador só poderia se juntar ao Chelsea a partir de junho. Na ocasião, essa será quando a janela de transferências para a temporada 2025/2026 reabrir.
Por coincidência, nessa mesma época está programada a primeira edição do Super Mundial de Clubes da FIFA, que contará com a participação de 32 clubes. Dessa maneira, torneio está agendado para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho.
A condição do Palmeiras
O Palmeiras tem a chance de ser um dos cabeças de chave do Mundial e expressou interesse em ter uma de suas principais estrelas atuando no torneio. A competição promete ter um alcance global, com clubes como Real Madrid e Manchester City confirmados.
Diante disso, o técnico Abel Ferreira solicitou à diretoria que não vendesse o atacante e que o mantivesse no clube até 2027. Apesar do desejo do técnico, parece improvável que o jogador permaneça por tanto tempo no clube.