Messi na Copa América 2024: Craque Argentino Pronto para Quebrar Novos Recordes na Competição
Messi , hoje com 36 anos, é mundialmente conhecido pelas conquistas que obteve nos times que esteve e na seleção Argentina, principalmente após o último título da Copa do Mundo. Porém, na edição de 2024 da Copa América, o camisa 10 argentino se tornará o jogador com mais participações na competição, mas a contagem não deve parar por aí.
Primeiro jogador a participar de 5 edições da Copa América
Messi chega para a sua sétima disputa da Copa América, sendo o primeiro jogador a atingir essa marca. O craque argentino estreou em 2007 e disputou todas as edições seguintes do torneio. Defendeu a seleção de seu país em 2011, 2015, 2019 e 2021, quando foi campeão pela primeira vez da competição.
Artilharia da competição
Outro recorde que pode ser alcançado por Messi é o de artilharia histórica da competição. O argentino tem 13 gols, quatro a menos que seu compatriota Norberto Méndez e o brasileiro Zizinho. O craque terá a concorrência de Eduardo Vargas, que foi convocado pelo Chile e tem os mesmos 13 gols que ele. Se Paolo Guerrero for convocado para o Peru, Messi terá mais um concorrente empatado em número de gols na competição.
Messi e Copa América mais jogos disputados
Além dos gols, Messi também pode quebrar o recorde de mais jogos disputados na Copa América. Ao entrar em campo na estreia da Argentina contra o Canadá, no dia 20, Messi chegará ao jogo de número 35 na competição. Com isso, ele se isolará como recordista em número de partidas disputadas na Copa América, superando o chileno Sergio Livingstone, que tem 34 jogos no torneio.
Melhor jogador do torneio
Além disso, Messi já foi eleito melhor jogador da Copa América duas vezes, nas edições de 2015 e 2021. O camisa 10 está empatado com seu compatriota Manuel Seoane e com o uruguaio Enzo Francescoli, ambos com dois prêmios da Conmebol. Mais uma vez, ele tem a chance de se destacar individualmente e ganhar o prêmio de melhor jogador do torneio.
Se conquistar o título, Argentina será a maior Campeã
Por fim, Messi tem a oportunidade de ajudar a Argentina a conquistar seu 16º título da Copa América, o que faria a seleção se tornar a maior campeã da competição, superando o Uruguai. Este feito não será creditado diretamente ao camisa 10, mas, caso aconteça, há grandes chances de que Messi seja um dos responsáveis por levar sua seleção ao bicampeonato consecutivo do torneio.
Messi chega à Copa América 2024 determinado a fazer história. Além de buscar novos recordes, ele quer ampliar seu legado como um dos maiores jogadores de todos os tempos, não só para a Argentina, mas para o futebol mundial.