Marcelo Fernandes tirou Santos do Z4, mas ‘acalma’ torcedores: “Não adianta iludir”
O clube vem tendo bons resultados com o treinador
Marcelo Fernandes tem sido apontado como um dos grandes responsáveis pela recuperação do Santos no Campeonato Brasileiro. Em conversa com o ge, o treinador, que assumiu a equipe há pouco tempo, afirmou que se vê muito mais maduro na função. Porém, apesar dos bons resultados, o comandante pediu calma aos torcedores.
Segurança
Marcelo Fernandes destacou a segurança que tem na equipe. “Estou muito mais seguro, muito mais tranquilo na função. Até por tudo que passei no próprio clube. Já passei por jogo de luta contra o rebaixamento contra o São Bento (no Paulistão de 2021), por várias situações que foram calejando. E sabemos da responsabilidade que é trabalhar num clube do tamanho do Santos. Sou um cara que sempre coloquei a cara. Nunca reneguei nada, nenhum jogo”, disse ele.
“Os meus números são em cima de jogos difíceis, tirando o campeonato (paulista) de 2015. São jogos de necessidade sempre. Eu, hoje, me sinto treinador do Santos. Como eu disse na entrevista coletiva, eu sou o treinador do Santos. Isso não é o problema principal”, continuou o técnico.
Marcelo também frisou que o grande foco do time é melhorar a situação no torneio nacional. “Hoje estamos focados no objetivo do Santos. Não interessa se sou goleiro, treinador, massagista. Todos estão no mesmo propósito. No final disso tudo vemos o que vai acontecer e vamos em frente”, afirmou.
Novo capítulo?
Em uma crescente no Campeonato Brasileiro, o Santos teve três vitórias em três partidas. Com isso, o time chegou aos 30 pontos, conseguindo escapar da zona de rebaixamento do torneio nacional. Além disso, com uma vitória contra o Palmeiras, encerrou um jejum de quatro anos sem triunfos contra o rival.
Marcelo Fernandes, porém, destacou que é preciso manter os pés no chão e ressaltou que a luta ainda é contra um possível rebaixamento no Brasileirão. “Não tem o que mentir ou falar para ninguém. Há três rodadas estávamos com 21 pontos, ninguém mais acreditando no Santos. Hoje o Santos conquistou três vitórias, está com 30 pontos, mas continua com o objetivo de sair dali de baixo”, disse ele.
O treinador ainda mandou um recado para os torcedores. “Esse é o nosso campeonato. Não adianta iludir torcedor. Nosso campeonato é exatamente esse. No final, após 12 rodadas, se estivermos fora disso e beliscar alguma coisa, sorte nossa. O mínimo que temos que fazer é honrar essa camisa e deixar o Santos no seu devido lugar”, afirmou.
Reação
Uma das principais missões de Marcelo Fernandes ao assumir o Santos é fazer com que o time reagisse em meio a uma crise. Anteriormente, a equipe paulista estava na 18ª colocação na tabela de classificação. O elenco mostrou que o trabalho do treinador vêm surtindo efeitos.
O volante Jean Lucas chegou a falar que o técnico foi o responsável por dar essa “sacudida” nos jogadores. Porém, para Marcelo Fernandes, todo o processo foi bem natural. “O processo, para mim, chega a ser até natural. Lógico que tem jogadores, como o próprio Jean Lucas, eu não conhecia. Eu conhecia a grande maioria do elenco, outros conheci com o tempo. São jogadores de alto caráter”, destacou.
O treinador ainda relembrou o clima que estava o elenco quando chegou ao clube. “Estava um clima um pouco frio. Eles queriam muito, mas se abatiam em caso de derrota, tomar um gol. E, para mim, é um trabalho que sempre fiz”, completou.