Libertadores nos Estados Unidos?
Libertadores nos Estados Unidos: Uma Possibilidade Futura
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) surpreendeu ao decidir não se candidatar para sediar as finais da Libertadores e da Sul-Americana em 2024. Em vez disso, a entidade propôs que a decisão do principal torneio continental fosse realizada nos Estados Unidos.
Proposta da CBF para a Conmebol
A proposta foi apresentada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. A confederação formalizou a sugestão em documento à entidade sul-americana, como resposta a uma consulta que a Conmebol fez às federações nacionais sobre quem gostaria de apresentar candidatura para a final da Sul-Americana e Libertadores.
Argumentos da Proposta
Ednaldo Rodrigues defendeu a ideia de levar o jogo para os EUA com três argumentos principais:
- Haveria uma maior receita financeira e, portanto, remuneração às federações nacionais;
- Aproveitaria o crescimento do futebol no país que receberá a Copa do Mundo em 2026 para divulgação da competição;
- A Conmebol já organizará a Copa América no país no próximo ano, em acordo com a Concacaf.
Reação da Conmebol
Ao ouvir a proposta, Alejandro Dominguez indicou que seria necessário dar a outros países sul-americanos a chance de sediar o jogo. No entanto, a escolha da sede da final de 2024 ainda não está fechada.
Cursos online em todo o Brasil
Sede da Final da Libertadores
Até o momento, a Argentina ainda não recebeu uma decisão da Libertadores. Brasil, Uruguai, Peru e Equador já foram anfitriões da final única da competição.
Organização da Final no Maracanã
Dominguez e Rodrigues tiveram conversas na última semana sobre a organização da final no Maracanã. A Conmebol não quis abrir mão de ter o estádio fechado por 13 dias e, portanto, não aceitou a realização de um jogo do Flamengo no período. Agora, após um conflito entre Flamengo e a CBF a realização da final foi normalizada.
A sugestão da CBF de levar a final da Libertadores para os EUA pode ser vista como uma estratégia ousada. No entanto, a proposta ainda está em discussão e a decisão final está nas mãos da Conmebol. Afinal, a sede da final da Libertadores em 2024 ainda é um mistério.
“A Libertadores é o maior torneio de clubes da América do Sul e merece uma final à sua altura.” – Ednaldo Rodrigues
Conmebol define árbitro da final de 2023
Libertadores já tem o árbitro da final. Conmebol anunciou nesta quarta-feira (25) a equipe de arbitragem que estará à frente do jogo entre Boca Juniors e Fluminense, na final da Libertadores. O colombiano Wilmar Roldán, de 43 anos, foi o escolhido para comandar a partida. Roldán é um árbitro experiente em competições continentais e já apitou três decisões de Libertadores nos anos de 2012 a 2014.
https://www.conmebol.com/pt-br/
Finais de Libertadores de Roldán
Entre essas finais, Roldán foi o árbitro do jogo em que o Corinthians venceu o Boca Juniors no Pacaembu, em 2012. Além disso, ele também esteve à frente da partida decisiva entre Atlético-MG e Olimpia, que resultou na vitória do Galo em 2013. Em 2014, Roldán apitou o primeiro jogo da final entre Nacional e San Lorenzo.
Em entrevista a um canal colombiano nesta quarta-feira, Roldan declarou:
“Tem que entrar como um domador de leões”
A equipe de arbitragem que acompanhará Roldán na final da Libertadores inclui os bandeirinhas Alexander Guzmán e Dionisio Ruiz, com o quarto árbitro Andrés Rojas, completando o quarteto colombiano. A equipe do VAR será composta pelos chilenos Juan Lara e Ángelo Hermosilla.
Confere a lista:
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistente 1: Alexander Guzman (COL)
Assistente 2: Dionísio Ruiz (COL)
4º árbitro: Andres Rojas (COL)
5º árbitro: Wilmar Navarro (COL)
VAR: Juan Lara (CHI)
VAR 1: Ângelo Hermosilla (CHI)
VAR 2: Edson Cisternas (CHI)
VAR 3: Jhon Ospina (CHI)