Rodolfo Landim ligou sinal de alerta para o Estádio do Flamengo
O presidente do Flamengo comentou sobre a construção do estádio do clube e fez um paralelo com o Palmeiras
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, concedeu entrevista para a Rádio CBN na manhã deste domingo (31). Durante participação no programa “CBN Esportes”, o mandatário revelou que o estádio do Rubro-Negro sai “com ou sem SAF”, e ainda alfinetou o Palmeiras.
O que falta para construir o estádio do Flamengo
Durante a entrevista, Landim, comentou um pouco mais sobre os entraves no processo de construção da Arena. Durante sua fala ainda citou o exemplo da briga do Palmeiras com seus parceiros na construção do Allianz Parque.
“As pessoas me perguntam muito dizendo o seguinte: mas por que não fazer uma sociedade de propósito específico para o estádio? A resposta que dou é: gente, é o modelo que o Palmeiras fez, e a gente vê o que está acontecendo lá.
No dia seguinte, o cara que é o teu sócio já está brigando com você porque vai querer aumentar a receita do estádio, diminuindo a receita do clube. Esse modelo acho ruim”, iniciou.
Copiar o Bayern de Munique
Em seguida, Landim explicou que vê como ideal o modelo de Sociedade Anônima adotado pelo Bayern de Munique, da Alemanha, como ideal. No time da Bundesliga, a SAF comprou uma parcela minoritária e não assumiu o controle do clube.
“O estádio sai com ou sem SAF. A discussão que a gente vai ter é: qual a forma de fazer isso mantendo o controle da associação desportiva sobre o futebol? Não existe a menor razão para, qualquer que seja o projeto, que o Clube de Regatas do Flamengo com seus sócios não venha a ser o controlador do seu futebol. Porque fica muita fofoca, as pessoas imaginam uma SAF do Botafogo ou Vasco. Isso não existe.
O que existe é um modelo que a gente já foi estudar, e teria que ser discutido com os sócios do Flamengo se eles entenderem que esse é o caminho: o modelo do Bayern de Munique, que vendeu 25% do clube. Através desse mecanismo conseguiu recurso para construir um estádio”, disse Rodolfo Landim.
Quanto vai custar o estádio do Flamengo?
O presidente ainda comentou sobre o planejamento para a construção do estádio. Além de dizer como a Sociedade Anônima ajudará na construção para o clube não ficar endividado.
“Isso é uma discussão para o Flamengo ter depois. Primeiro, nós vamos ter o terreno? Depois, como vamos financiar esse estádio? Podemos abrir mão de usar esse dinheiro (SAF)? Podemos, só que a gente vai endividar o clube e vai ser muito mais penoso para a gente porque vai ter um custo de capital para pagar esse dinheiro que é necessário para a construção e que poderia ser revertido para o clube, para investimento em jogadores, formando uma equipe cada vez maior e melhor”, falou.