Gigante brasileiro está FORA da Copa do Brasil de 2024

Time não tem mais chances matemáticas de classificação

O Santos não participará da Copa do Brasil do próximo ano. O time, atualmente em 15º lugar no Campeonato Brasileiro com 43 pontos, não tem mais chances de se qualificar para a competição de mata-mata. Por isso, não estará no torneio nacional.

Para assegurar a vaga, o Santos precisaria encerrar o Brasileirão como a equipe melhor posicionada entre aquelas que não disputarão a Conmebol Libertadores em 2024. No momento, esse time é o Athletico, em oitavo lugar com 52 pontos. A equipe está com nove pontos acima do Peixe, restando apenas seis em disputa.

Classificação para a Copa do Brasil

A alteração no regulamento da Copa do Brasil aumentou a relevância dos campeonatos estaduais, tornando-os a principal via de classificação. Com isso, Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas dessa forma. Enquanto isso, o Santos não fez uma boa campanha no Campeonato Paulista e terminou apenas na 12ª posição do torneio.

Com a confirmação da presença do Palmeiras na Libertadores, uma vaga via Paulistão foi aberta. No entanto, ela já está ocupada pelo Corinthians. Se o Bragantino também se classificar para o torneio internacional, o lugar será destinado ao Botafogo-SP, que se destacou no estadual.

Caso o Corinthians termine o Brasileirão no G-6, uma vaga adicional pelo Campeonato Paulista estaria disponível. No entanto, ela também não seria destinada ao Santos. De acordo com os critérios estabelecidos, o lugar seria ocupado pelo Mirassol.

Vale mencionar que o Santos teria a oportunidade de se classificar se conquistasse a Copa Paulista, torneio que acontece entre clubes do interior no segundo semestre. No entanto, o time optou por não participar. Na competição, a Portuguesa Santista, vizinha do Alvinegro, sagrou-se campeã.

Convite para o Santos?

Na reunião do Conselho Deliberativo em junho deste ano, o presidente Andres Rueda foi questionado sobre o assunto. O mandatário expressou a sua confiança de que o Santos receberia um convite para participar da Copa do Brasil no próximo ano. “Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar”, disse ele, na ocasião.

O regulamento da Copa do Brasil, no entanto, não contempla convites. O artigo 41 estabelece o seguinte em relação ao caso da Federação Paulista de Futebol:

“Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.