Fortaleza e LDU: DOMINGUEZ se CONSAGRA nos pênaltis e LDU é campeão

Fortaleza e LDU entraram em campo neste sábado, (29), para definir o grande campeão da Sul-Americana de 2023. 

Fortaleza e LDU: Detalhes da Final 

Fortaleza e LDU se enfrentaram neste sábado, 29 de outubro, para a definição do título da Copa Sul-Americana. O jogo iniciou às 17h, horário de Brasília, no Estádio Domingo Burgueño, no Uruguai. 

O Fortaleza chegou para o jogo com um único objetivo: conquistar o primeiro título de sua galeria. Para chegar à grande decisão, a equipe avançou na fase de grupos com tranquilidade, deixando pelo caminho Libertad, América-MG e Corinthians. 

Entretanto, para vencer o título inédito, o Leão precisava enfrentar um LDU que tem tradição nas competições sul-americanas. A equipe foi campeã da Libertadores em 2008 e da Sul-Americana em 2009.

LDU campeã da Sul-Americana
LDU campeão da Sul-Americana – Imagem: CONMEBOL – Reprodução.

 

Escalação Inicial Fortaleza

A equipe do Fortaleza, de Vojvoda, chegou escalada no 4-2-3-1, com os seguintes titulares: Ricardo – Bruno Pacheco, Titi, Britez e Tinga – Caio Alexandre e Welison – Guilherme, Pochettino e Marinho – Martin Lucero. 

Escalação Inicial LDU

O LDU Quito, de Luis Zubeldia, entrou em campo montado no 4-2-3-1, com jogadores na titularidade: Domínguez – Quinonez, Rodriguez, Ade e Quinteros – Piovi e Martinez – Julio, González e Ibarra – Guerrero. 

Primeiro Tempo

O primeiro tempo entre Fortaleza e LDU foi tenso, além disso, as equipes não mostraram muita disposição em campo. Inclusive, nenhum time acertou a meta adversária até o momento, resultando em um empate sem gols na primeira etapa. 

Apesar do Fortaleza ter mais posse de bola, tentando empurrar o LDU para a parte de trás do campo, não conseguiu chegar. Marinho teve uma boa oportunidade, entretanto, acabou desperdiçando ao carregar demais a bola e ser desarmado pela defesa. 

RESULTADO INTERVALO: Fortaleza 0 x 0 LDU. 

Segundo Tempo

Ao contrário do primeiro tempo, o segundo começou quente, com um gol logo no começo. Aos 48 minutos, Juan Martín Lucero abriu o placar, com assistência de Tomás Pochettino. 

Entretanto, a alegria dos torcedores do Leão durou pouco, já que aos 56 minutos Lisandro Alzugaray fez um golaço em cima de João Ricardo. 

Enfim, com o empate no tempo regulamentar, as equipes partem para a prorrogação de 30 minutos. 

RESULTADO FINAL: Fortaleza 1 (48’) x 1 (56’) LDU.

Veja também: John Textor se IRRITA por adiamento de jogo entre Botafogo x Fortaleza

Prorrogação

Na prorrogação da partida, Tinga, do Fortaleza, desperdiçou uma grande oportunidade de matar o jogo. Paolo Guerrero também conseguiu chegar à meta adversária, entretanto, a finalização de pé direito foi bloqueada.

Na segunda parte da prorrogação, Tinga teve mais uma oportunidade, mas a finalização foi defendida no centro do gol.

FIM DA PRORROGAÇÃO: Fortaleza 1 (48′) x 1 (56′) LDU.

Penalidades

Guerrero, do LDU, foi para a bola e desperdiçou a cobrança. Na sequência, Galhardo não desperdiçou e mandou para o fundo das redes.

Embora João Ricardo tenha ido para o lado certo, não foi o suficiente para defender a bola de Alzugaray. Yago Pikachu também reverteu a cobrança. Até aqui, 100% de aproveitamento para o Leão. 

Na terceira cobrança do LDU, o argentino Mauricio Martínez bateu firme e converteu (2 – 2). Domínguez, da LDU, fez uma grande defesa e o Fortaleza desperdiçou a primeira cobrança (2 – 2). 

O LDU, com Jhojan Julio, converteu a cobrança. O Fortaleza, com Tinga, foi para a quarta cobrança e também bateu bem (3 -3).

Para a quinta cobrança, João Ricardo defendeu a cobrança de Alvarado. Para a decisão do título, Pedro Augusto parou nas mãos de Dominguez. Segue tudo igual na decisão (3 – 3). 

O camisa número 18, Ezequiel Piovi, foi o primeiro a converter os pênaltis nas alternadas. Emanuel Brítez, na primeira cobrança das alternadas, desperdiçou e a LDU é campeã (3 – 4). 

Veja também: Fortaleza: Torcida APOIA a equipe em EMBARQUE para o jogo mais IMPORTANTE da História do Clube

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.