Fluminense e Cruzeiro; Fluzão vence por 1 x 0 e volta ao G-4
Fluminense e Cruzeiro se enfrentaram na noite desta quarta-feira, (20), em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro.
Fluminense e Cruzeiro: Classificação antes da partida
Fluminense e Cruzeiro entraram em campo nesta quarta-feira, 20 de setembro, pela vigésima quarta rodada do Brasileirão de 2023. O palco do confronto foi o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Fluminense não perdeu em casa nos últimos 12 jogos, além disso, é a única equipe que continua invicta no Campeonato Brasileiro até o momento. Antes da partida, a equipe ocupava a sexta posição na tabela, com 38 pontos.
Por outro lado, o Cruzeiro chegou para a partida com uma sequência de quatro vitórias fora de casa. Antes do confronto, a Raposa estava na décima primeira posição da tabela, com 29 pontos somados.
Escalação Inicial Fluminense
O Fluminense espera voltar a vencer nesta rodada do Brasileirão, já que amargou uma derrota no clássico contra o Vasco. Afinal, além de ir com moral para o primeiro jogo da semifinal da Libertadores, a equipe quer somar mais três pontos em casa.
Enfim, o Fluzão vem escalado para a partida no esquema tático 4-4-2, com os seguintes titulares: Fábio; Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; Moreira, André, Alexsander e Keno; John Kennedy e Cano.
Escalação Inicial Cruzeiro
O Raposa chega para a partida após quebrar uma sequência negativa de oito jogos sem vencer. O principal objetivo do técnico é dar continuidade a essa fase, garantindo que o Cruzeiro permaneça na primeira divisão.
A equipe visitante vem escalada em um esquema tático 4-2-3-1, com os seguintes titulares: Rafael; William, Neris, Lucas Oliveira e Marlon; Lucas Silva e Jussa; Nikão, Mateus Vital e Wesley; Gilberto.
Primeiro Tempo
Nos primeiros minutos da partida, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginava, o Cruzeiro foi mais incisivo e pressionava a saída de bola do Fluzão. Em termos gerais, foi uma primeira etapa movimentada, mas nenhuma equipe conseguiu inaugurar o placar.
Aos poucos, a equipe carioca conseguiu a superioridade esperada dentro de casa, tanto na posse de bola quanto nas finalizações. A primeira grande chance da partida foi com Cano, mas a bola bateu na trave.
Alexsander também exigiu uma ótima defesa do goleiro adversário. A Raposa se rendeu a postura do rival, ou seja, a equipe recuou em campo e praticamente deixou de lado o sistema ofensivo.
O Fluzão manteve 63% da posse de bola no primeiro tempo, desenvolvendo 3 finalizações e 1 chute no alvo. Por outro lado, o Cruzeiro também finalizou uma vez, com apenas um chute no gol dos mandantes.
RESULTADO INTERVALO: Fluminense 0 x 0 Cruzeiro.
Veja também: Corinthians x Grêmio: Reações da Internet, principais memes
Segundo Tempo
As trocas que Zé Ricardo promoveu no segundo tempo tornaram a equipe do Cruzeiro mais ofensiva, e o time parecia disposto a atacar o adversário. Em termos gerais, o recomeço da partida foi animado, mas não demorou para os mandantes retornarem às ações.
Fernando Diniz sentiu que, além de controlar as ações do jogo, a equipe precisava de mais criatividade. Por isso, fez duas trocas, colocando Marcelo e Léo Fernández em campo. E na primeira participação do uruguaio, ele recebe uma falta e vai para a cobrança.
Aos 67 minutos do tempo regular, Leandro Fernández bate bem a falta e não dá chances de defesa para o goleiro adversário. Com o placar inaugurado, os visitantes saíram em busca de um empate, mas foi barrado pela boa defesa do Fluzão.
O Fluminense manteve o mesmo padrão tático, entretanto, mesmo sem performar uma partida exemplar, evitou o empate e conseguiu os três pontos.
RESULTADO FINAL: Fluminense 1 x 0 Cruzeiro.
Fluminense e Cruzeiro: Classificação pós partida
Com o resultado positivo, o Fluminense se mantém no G-4, com 41 pontos somados. Além disso, terminou a rodada na quarta colocação. A equipe volta a campo pelo jogo de ida das semifinais da Libertadores.
Por outro lado, o Cruzeiro voltou a perder no Campeonato Brasileiro, e mantém os 29 pontos na tabela. Atualmente, ocupa a décima primeira colocação.
Veja também: Goiás e Flamengo; Jogo sem grandes atuações termina 0 x 0