Flamengo não conseguirá plano para jogo contra o Grêmio
Time quer fretar voo para trazer trio para confronto
O Flamengo tinha um plano: fretar um avião particular para trazer seus jogadores convocados para a partida contra o Grêmio, marcada para o próximo dia 13.
Isso visava minimizar em uma rodada os muitos desfalques que terá no Campeonato Brasileiro durante a Copa América.
A diretoria rubro-negra se baseava no fim da Data Fifa no dia 11 para fazer esse movimento e ter os uruguaios Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela, além do chileno Pulgar, no Rio de Janeiro na véspera da partida.
Regra proíbe tentativa do Flamengo
O plano do Flamengo não será possível devido a uma restrição estabelecida no Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa.
No anexo “Liberação de Jogadores para Times da Associação” (seleções), o parágrafo 7 do artigo “Princípios para o Futebol Masculino” determina:
“Para uma competição final no sentido dos parágrafos 2 e 3 acima (nota da redação: o parágrafo 2 trata da obrigação dos clubes em liberar seus jogadores nas Datas Fifa enquanto o 3 aborda o calendário da entidade), os jogadores devem ser liberados e iniciar a viagem para suas equipes nacionais o mais tardar na manhã de segunda-feira da semana anterior à semana em que a competição relevante começa e devem ser liberados pela associação na manhã do dia seguinte à última partida de seu time no torneio”.
O que o Flamengo pode fazer
Como a Copa América começa na quinta-feira, dia 20 de junho, a segunda-feira da semana anterior cai no dia 10. Isso significa que está dentro da outra Data Fifa, que termina no dia 11. Por essa razão, as seleções vão emendar um período no outro.
Por exemplo, o Uruguai dividiu o elenco em três grupos, deixando o principal treinando em Montevidéu e enviando um para cada amistoso (contra Costa Rica e México). Os jogos serão usados pelo técnico Marcelo Bielsa para escolher os jogadores que vão completar a lista final.
Com essa norma da Fifa, a única maneira de o Flamengo ter seus jogadores convocados disponíveis contra o Grêmio seria entrando em acordo com as seleções.
A primeira parte foi convencer os jogadores, que viajaram sabendo da possibilidade de voltar para esta única partida e não se opuseram.
No entanto, na outra ponta da corda, não houve consenso. Isso porque as seleções do Uruguai e do Chile não aceitaram.
Os desfalques
Caso Uruguai ou Chile avancem até a semifinal da Copa América (com a final marcada para o dia 14 de julho e a disputa de terceiro lugar na véspera), o Flamengo poderá enfrentar desfalques de seus convocados em até nove jogos do Campeonato Brasileiro, onde atualmente lidera.
Os jogos são contra Grêmio (Maracanã), Athletico-PR (Arena da Baixada), Bahia (Maracanã), Fluminense (Maracanã), Juventude (Alfredo Jaconi), Cruzeiro (Maracanã), Atlético-MG (Arena MRV), Cuiabá (Maracanã) e Fortaleza (Maracanã).
Além disso, o Flamengo também tem dois jogadores – Fabrício Bruno e Pedro – na “lista de espera” do técnico Dorival Júnior, caso precise substituir algum dos convocados da seleção brasileira.
O elenco rubro-negro ganhou três dias de folga após a goleada sobre o Vasco por 6 a 1 e se reapresenta no Ninho do Urubu na quinta-feira (6), quando Tite terá que começar a buscar soluções para suprir a perda de seus selecionáveis.